14 de Março em Lisboa

No passado dia 14 de Março, como é hábito, os dehonianos da Província Portuguesa reuniram-se por zonas, a fim de celebrar a data do aniversário de nascimento do Pe. Dehon.

Na zona de Lisboa, a celebração solene do 14 de Março fez-se no Seminário Nossa Senhora de Fátima (Alfragide). Começou no final da manhã com a Eucaristia, presidida pelo Superior Provincial. Participaram religiosos de todas as comunidades dehonianas da região de Lisboa, bem como algumas pessoas ligadas à Província, nomeadamente familiares dos nossos confrades e paroquianos de Alfragide. Na homilia o Superior Provincial recordou que Deus tem um projecto pessoal para cada um de nós e que esse projecto se cumpre no serviço à Igreja e aos irmãos, a exemplo do Pe. Dehon.

Durante a celebração, foram instituídos no Ministério dos Acólitos quatro religiosos estudantes da comunidade de Alfragide: o João Nélio Simões Pereira, o Nélio Luciano Baptista Vieira, o Paulo Jorge Moreira Coelho e o Roberto Viana Soares. Ainda em contexto "eucarístico", os confrades presentes deram graças a Deus pelo 50º aniversário do Pe. Adérito Gomes Barbosa, celebrado neste dia.

A festa continuou, em seguida, com o almoço, no decurso do qual, chegou, de Fátima, o D. António de Sousa Braga, para alegrar os confrades e matar ele saudades dos tempos de convento e dos convívios fraternos.

De tarde, os mais jovens (e também alguns menos jovens que querem convencer-se a si próprios que ainda têm músculos e pulmões em forma) disputaram o tradicional "torneio do chouriço" (perdão, "da sardinha", porque o 14 de Março coincidiu com uma sexta-feira da Quaresma). À hora de encerramento desta edição ainda não tinha chegado à nossa redacção o resultado do jogo.

No norte do país, o grande centro das celebrações do 14 de Março foi o Seminário Pe. Dehon. Pela reportagem fotográfica que nos foi enviada, sabemos que houve eucaristia solene, almoço requintado e futebol entre casados e solteiros (ou, se quiserem, entre superiores e alunos). Os casados venceram por 6-5.

| José Ornelas Carvalho, scj |

plugins premium WordPress