174º Aniversário do nascimento do padre Leão Dehon

Celebramos neste dia 14 de Março de 2017 os 174 anos do nascimento do Fundador da nossa Congregação, Padre Leão Dehon. É motivo e ocasião para louvarmos o Senhor e darmos graças pelo dom da vida concedido ao Padre Dehon e pelo muito que ele foi e fez, é e faz na Congregação e na Igreja. Unimo-nos também em oração de louvor aos Confrades da nossa Província que hoje celebram o seu aniversário natalício: o Padre Rafael Costa e o Padre Adérito Barbosa.

O Padre Dehon nasceu em contexto de Quaresma e sabemos como ele gostava de referir isso quando evocava o seu nascimento, falando da Cruz do Senhor e da sua Paixão e Morte como momentos altos do amor de um Deus encarnado, que veio para nos dar vida, e vida em abundância, que fez da sua Paixão e Morte o momento supremo do amor derramado no coração de cada um de nós.

O Padre Dehon nunca se limitou a uma contemplação passiva da Cruz. Contemplar amor tamanho e não correspondido levou-o a entregar-se por inteiro a uma espiritualidade de amor e de reparação e a uma atitude de abandono e de oblação ao Coração que ama sem limites. A vida nem sempre lhe sorriu, sabemos que passou por muitas provas e sofrimentos; mas tudo ofereceu ao Coração de Cristo, na mesma atitude do Ecce venio que marcou a vida de Jesus e do Ecce ancilla que orientou toda a vida de Maria. Contemplar estes modelos de amor maior levava o Padre Dehon a querer percorrer os mesmos caminhos de amor e de doação, de fidelidade e de confiança, para que assim o Amor de Deus reinasse nas almas e nas sociedades.

Ao celebrar hoje os 174 anos do nascimento do Padre Dehon, damos graças a Deus pelo grande dom que ele é para a Congregação, para a Igreja e para cada um de nós. E pedimos que o Senhor inspire todos quantos fazemos parte da grande Família Dehoniana a imitar este grande homem da Igreja e que a nossa presença no mundo signifique mais justiça e paz, mais amor e misericórdia, mais atenção aos frágeis e vulneráveis do nosso tempo.

Neste ano jubilar mariano para a Igreja em Portugal, peçamos à Virgem Maria, Senhora de Fátima, que nos ajude a aproximar-nos mais do seu Filho Jesus, na mesma atitude de confiança, de abandono e de oblação do Padre Leão Dehon. E neste dia especialmente dedicado à oração pelas vocações dehonianas, peçamos ao Senhor que o nosso exemplo de vida e de consagração possa atrair outros à vivência desta espiritualidade e deste carisma que herdámos do Padre Dehon.

José Agostinho Sousa, scj

 

[Carta do Superior Geral para o dia 14 de Março (2017)]

 

plugins premium WordPress