3º dia – Encontro de Superiores Maiores SCJ em Roma

O serviço de liderança dos Superiores Maiores

Este terceiro dia foi marcado sobretudo pela intervenção do P. Heiner Wilmer, nosso Superior Geral, que nos falou da importância da liderança na Vida Religiosa. Partindo do exemplo de Abraão, que teve a coragem e a confiança de deixar tudo em nome dum novo ideal de vida que lhe era proposto, o Superior Geral convidou-nos a fazer o mesmo em relação à nossa Congregação, buscando juntos uma visão global e unificadora, que poderia definir-se deste modo:

– Amar com o coração e com a mente;

– Ser testemunhas do amor transformador de Deus nas almas e na sociedade;

– Difundir o amor de Deus no mundo inteiro, com o coração e com a mente.

Foi sob esta inspiração que o ouvimos falar da formação, da disponibilidade para a missão, da necessária opção pelos pobres, os migrantes e os refugiados e da paixão pela evangelização dos povos. Esse foi também o mote que nos levou para os trabalhos, desta vez divididos em grupos linguísticos.

Ao longo do dia foram apresentados vários projetos e iniciativas que o Governo Geral se propõe levar a cabo ao longo do seu mandato. O P. Zeferino apresentou o Curso para Formadores que está em preparação (2018-2019); foram apresentados novos dados da missão no Oriente; deram-se a conhecer possíveis novas presenças em países onde ainda não estamos e a renovação de outras que se encontram mais enfraquecidas; apelou-se uma vez mais à generosa disponibilidade e partilha de pessoas e bens; o P. José Luís Dominguez, Superior do Equador, falou do muito que se pôde fazer com a generosa partilha da Congregação para recuperar da destruição semeada pelo terramoto do passado mês de Abril.

Ao longo do dia foram chegando os Secretários das diversas Entidades, que foram devidamente apresentados e acolhidos no momento do jantar, exceto um ou outro, que ainda não tinham chegado, como foi o caso do nosso António Pedro, que só chegou já noite bem dentro. A partir de amanhã haverá momentos de trabalho em conjunto.

José Agostinho Sousa

 

[FAG id=8672]

plugins premium WordPress