Print Friendly

E assim terminaram os trabalhos…

O cansaço já era por demais evidente em alguns rostos, mas conseguimos chegar ao fim! O dia foi mais uma vez bastante cheio, mas ficámos felizes pelo facto de termos feito tudo o que estava previsto.

Os trabalhos foram de novo repartidos entre a assembleia geral e as salas onde se reuniram os grupos, uma vez mais por Continentes. Os assuntos foram muito variados, uma espécie de informações e de temas soltos:

– Ouvimos o nosso Postulador falar do estado em que se encontram os diferentes processos de beatificação e de canonização;

O Procurador Geral da Congregação explicou-nos como devemos lidar com os problemas e processos jurídicos mais graves;

O Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, foi apresentado a todos como casa que pode acolher peregrinos que queiram ir a Fátima, especialmente neste ano de centenário;

– Foi apresentado um programa, ainda provisório, da Visita Canónica que o Superior Geral fará a todas as Entidades da Congregação.

O trabalho mais significativo do dia andou à volta da Conferência Geral que está prevista para a segunda quinzena de Julho de 2018. Foi escolhido o lugar – Manila, Filipinas – e foi escolhido o tema geral, que versará a misericórdia e a Doutrina Social da Igreja; posteriormente será nomeada uma Comissão que irá encarregar-se da organização do evento.

Os Secretários tiveram o seu programa autónomo, de que fez parte uma visita aos imensos Arquivos do Vaticano. Eles irão continuar o trabalho até quarta-feira da próxima semana.

O dia terminou com a habitual sessão de encerramento e os agradecimentos da praxe. Depois fomos todos para a Capela, para um Concerto/Oração, animado pelo Coro da nossa Paróquia de Cristo Rei, com um reportório feito de músicas do mundo inteiro. Tudo terminou num jantar festivo e muito animado. E aqui terminam também estas pequenas crónicas, porque amanhã é o regresso a Portugal.

José Agostinho Sousa

 

Encontro De Superiores Maiores SCJ Em Roma

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Relacionadas