A caminho de Angola

1. Reunião com o Superior Geral

No dia 2 de Dezembro de 2003, na Casa Geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus em Roma, decorreu uma reunião, convocada pelo Superior Geral, sobre o Projecto de Missão em Angola, na qual participaram os seguintes membros: do Governo Geral, P. José Ornelas Carvalho (Superior Geral), P. Cláudio Weber (Assistente Geral) e P. Cláudio Dalla Zuanna (Conselheiro Geral); das Províncias, P. Giampietro Brunet (Superior Provincial da Itália do Norte), P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa (Superior Provincial de Portugal) e P. Alessandro Capoferri (representante do Superior Provincial de Moçambique); três dos quatro missionários que vão partir na primeira fase: P. Joaquim da Silva Freitas e P. Manuel Domingos Nunes Pestana, de Portugal, e P. Vincenzo Rizzardi, da Itália do Norte.
O Superior Geral abriu a reunião com palavras de saudação a todos os presentes e destacou a importância deste encontro para a concretização próxima da Missão em Angola. Na linha da apresentação feita no último Capítulo Geral, resumiu em grandes linhas a situação social e eclesial que se vive em Angola, salientando a urgência de uma nova missão para responder aos desafios da Igreja em Angola.
O Governo Geral está completamente disponível para apoiar a iniciativa, respeitando a autonomia das três Províncias que estão na sua origem e realização: Portugal, Moçambique e Itália do Norte. Apesar das dificuldades iniciais, este caminho em comum, assumido por várias Províncias de uma maneira solidariamente responsável, pode constituir modelo para futuras missões da Congregação.
Embora três Províncias estejam na concretização deste início de missão, quanto a pessoal e estruturas, há outras Províncias que se estão a preparar para participar nas fases seguintes: Camarões, Congo, Brasil Central e Brasil do Sul. Além disso, no espírito do "Nós, Congregação", mesmo sem participação directa em pessoal, todas as Províncias, Regiões e Distritos devem sentir-se implicadas neste projecto.
Vamos para Angola como dehonianos na linha do XXI Capítulo Geral, para servir a Igreja local, disponíveis a uma presença estável do Instituto, presença que se insere no caminho dehoniano em África.
Na reunião, cada Província falou sobre o modo como a iniciativa para Angola está a ser recebida nos vários projectos provinciais. Falou-se ainda do projecto comunitário e apostólico desta nova missão e chegou-se a algumas conclusões quanto a aspectos jurídicos e económicos acerca deste projecto de comunidade internacional em Angola.
Finalmente, acertou-se o calendário dos próximos passos em 2004. Se não houver contratempos na obtenção dos vistos, o P. Domingos e o P. Joaquim partirão em finais de Janeiro, o P. Madella a meados de Fevereiro, o P. Ricciardi nos inícios de Abril.

2. Envio missionário

Na hora da adoração do dia 2 de Dezembro, o Superior Geral procedeu ao envio missionário dos três missionários presentes: P. Domingos, P. Joaquim e P. Ricciardi. Os Superior Provinciais de Portugal e da Itália do Norte acompanharam de perto este momento muito significativo, vivido por todos os membros da Cúria Geral e da Comunidade do Colégio Internacional.
Entregou o Evangelho para que o vivam, celebrem e anunciem no novo país de missão. Entregou também a cada um uma cruz, gesto seguido de um abraço de paz, para que sejam em Angola profetas do amor e servidores da reconciliação.
É Cristo que envia estes novos missionários. Com este gesto, celebrado em ambiente de adoração comunitária, eles sentem-se enviados pela Congregação e todos nós sentimos partir com eles em missão.

Roma, 5 de Dezembro de 2003.

| Manuel Barbosa, scj |
Superior Provincial

plugins premium WordPress