Allegro: o andamento do primeiro dia

O primeiro protagonista do XIII Capítulo Provincial – e aquele a quem verdadeiramente coube a abertura deste evento – foi o Espírito Santo. Reunidos em Eucaristia e unindo as nossas vozes no canto do Veni Creator Spiritus, os vinte e cinco participantes invocaram a presença e a inspiração do Espírito de Jesus para os trabalhos que se iniciavam.

O dia foi de trabalho intenso e aturado, mas nunca faltou a alegria e a boa-disposição entre todos os capitulares, mesmo quando os processos que se revelavam mais burocráticos. A generosidade e a disponibilidade também se mostraram presentes, o que permitiu que os processos electivos fossem rápidos e ágeis.

O Superior Provincial apresentou o seu detalhado relatório sobre a situação da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, o que permitiu ter uma visão de conjunto dos vários assuntos, actividades e expectativas, ao longo destes últimos três anos. Além disso, através de trabalhos de grupos, cada um pôde expressar e dar o seu parecer sobre o documento apresentado.

Por último, o Ecónomo Provincial também apresentou o seu relatório, com as necessárias explicações e esclarecimentos àqueles que se sentem menos à vontade nesta área, cada vez mais importante no actual contexto eclesial.

Este primeiro dia correu muito bem, mas o mais importante foi a oportunidade de reconhecermos como estes últimos anos foram verdadeiramente abençoados pelo Senhor da Vida!

José Domingos Ferreira, scj

 

 

[FAG id=11062]

plugins premium WordPress