Aniversário de ordenação episcopal

Faz hoje, 18 de Março, precisamente 3 anos que foi ordenado Bispo D. José Alfredo Caires de Nóbrega, madeirense, natural do Caniço, missionário na Ilha de Madagáscar.
Esta efeméride será lembrada na Igreja do Caniço, com a celebração da eucaristia pelas 18 horas presidida pelo próprio de Alfredo que se encontra de passagem em visita à sua família.
D. Alfredo Caires pertence à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) tendo sido seminaristas no Colégio Missionário no Funchal.
No próximo ano fará 25 anos de ordenação sacerdotal.
Integrou o primeiro grupo de missionários dehonianos portugueses enviado em 1982 para as missões de Madagáscar. Actualmente são 12 os missionários portugueses nessa ilha africana, dos quais 8 madeirenses. Os restantes missionários dehonianos são de origem italiana, um dos quais também eleito Bispo no norte da Ilha.
A Diocese de Mananjary, da qual D. Alfredo é bispo residencial, fica situada na costa oriental de Madagáscar. É uma das 20 dioceses daquele país, bastante pobre em todos os sentidos. Ultimamente tem-se verificado um desenvolvimento tanto na evangelização como na área do social, com a realização de projectos de desenvolvimento na saúde e no ensino. Mais não tem sido feito por falta de agentes missionários e sociais e por carência de biblioteca materiais. É uma região esquecida pelo estado e a Igreja Católica tornou-se uma das poucas esperanças do povo.
Conforme o Diário de Notícias reportou, há 3 anos, a Madeira marcou presença na ordenação episcopal de D. Alfredo em Mananjary. O Governo Regional fez-se representar pela Secretária Regional dos Assuntos Sociais Dra. Conceição Estudante, para além de pessoas amigas e confrades dehonianos. Na cerimónia, a toalha para o lava-mãos foi em bordado Madeira. Por outro lado, o anel de bispo, feito em ouro de Antsenavolo de Mananjary, tinha gravadas as armas do seu episcopado e foi uma oferta de lá em conjunto com o grupo missionário do Caniço. A Cruz peitoral, em prata dourada, foi oferta dos outros grupos missionários da Madeira.

PARABÉNS A D. ALFREDO !

Continue a ser um missionário dehoniano que é bispo
E um bispo que é missionário dehoniano!

| José David Vieira, scj |

plugins premium WordPress