Arquivo Dehoniano na Internet

O A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) decidiu dar a conhecer – via Internet – o material documentário presente no seu Arquivo Dehoniano (AD) e o epistolário do Fundador, Pe. Leão Dehon.
A informação consta de duas categorias.
A primeira concerne a documentação presente no Arquivo Dehoniano até à data de 1 de Janeiro de 2003. Nesta parte há só a descrição geral dos documentos. Não é, pois, possível dispor visualmente dum documento, a não ser que ele faça parte também da segunda categoria de documentos aqui apresentados.
A segunda categoria abrange as cartas do Pe. Dehon, embora de forma provisória e ainda sem grandes cuidados críticos, dispostas em ordem cronológica, disponíveis até à mesma data. Para facilitar a leitura, em vez dos originais, os textos são apresentados numa transcrição electrónica. Esta parte não contém nem as que se designam por "Cartas Circulares" do Pe. Dehon, enviadas a toda a Congregação, nem as cartas dos variadíssimos correspondentes de Leão Dehon.
O site com o Arquivo Dehoniano foi desenvolvido pela Abadia Benedetina de Maredsous, na Bélgica. Esta abadia é considerada uma das melhores especialistas neste tipo de trabalho para consulta através da internet.
O acesso ao Arquivo Dehoniano pode fazer-se em duas línguas de navegação: em francês em Inglês. Porém toda a documentação está na língua original (geralmente o francês).

Entrar no Arquivo Dehoniano – Francês
Entrar no Arquivo Dehoninano – Inglês

| Rafael Costa, scj |
Director do Centro de Estudos SCJ

 

plugins premium WordPress