início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
documentos
 
biblioteca governo geral
biblioteca governo provincial
biblioteca outros documentos
estudos dehonianos
 
biblioteca obras de leo dehon
biblioteca estudos
biblioteca textos oficiais
multimédia
 
biblioteca apresentaes pps
biblioteca vdeos
biblioteca banco de imagens
arquivo
 
biblioteca dossier
biblioteca msicas
biblioteca calendrio histrico
biblioteca album de fotografias
biblioteca outros materiais

 

NOTCIAS: eleies, vocaes, construes imprimir

22 de Setembro de 2008

Eleições em Angola
O dia 5 de Setembro foi para todos nós histórico e ficará nas nossas mentes como o marco da passagem de um passado conturbado para um futuro promissor, em todos os sentidos. Bem cedo, 4h da manhã, alguns começaram a chegar às urnas para exercer o seu direito de voto. Para muitos era a primeira oportunidade que tinham de exercer o seu direito de colaborar activamente na escolha daqueles que os iriam governar. Eram as eleições legislativas, as primeiras desde o fim da guerra civil em 2002. Foi feriado!
Diante da agitação que decorria nas ruas, cá por casa cada um dos padres foi-se ocupando nos seus afazeres, sempre atentos às notícias, acompanhando de perto o decorrer deste acto público. Do Luau chegava-nos a notícia que estava a decorrer muito bem e num clima de paz e de grande civismo, aliás característica geral por todo o país.
O nosso postulante Bartolomeu, depois das Laudes e do mata-bicho, foi exercer também o seu direito de cidadão angolano. Chegou ao fim do dia, cansado mas feliz pelo dever cumprido. Feitas as contas, o partido no poder obteve a grande maioria dos votos e com condições para continuarem a trabalhar para o desenvolvimento do país.

Encontro de Vocacionados
Dia 17 de Setembro foi feriado em Angola. Aproveitámos este feriado para fazer o primeiro encontro interno de vocacionados dehonianos. Dependentes dos transportes e condicionados pelo trânsito, foram chegando aos poucos. Vieram de vários centros da paróquia. Para todos eles era a primeira vez que vinham a casa dos padres.
Ainda com o cântico “Pescador de homens” no ouvido, o P. Madella deu as boas vindas e apresentou os objectivos do encontro. De seguida, foram introduzidos pelo postulante Bartolomeu nos vários ambientes da casa e seus arredores. Deram-se conta também do novo edifício que está a ser construído, a futura casa de formação.
O P. Amândio ocupou o tempo até ao almoço apresentando o P. Dehon e sublinhando alguns aspectos do carisma da Congregação por ele fundada. Chegou a hora do almoço e o funge estava preparado (prato típico de mandioca).
Após o almoço, o Bartolomeu falou-lhes um pouco do que é ser seminarista dehoniano e respondeu a algumas inquietações dos jovens vocacionados: como é o horário, o que é um postulante, percurso escolar, etc.
O P. Madella apresentou um pouco da história da nossa presença em Angola e qual o nosso empenho concreto, quer em Luanda quer em Luau.
Terminado o encontro, cada um voltou às suas casas, com o propósito de continuarem a participar nos encontros vocacionais dos seus centros e no último sábado de Outubro cá nos encontraremos de novo!

A construção da Casa de Formação
O arranque das obras foi testemunhado pelo P. José Ornelas, Superior Geral, e pelo P. Manuel Barbosa, Superior Maior para a Missão de Angola, quando cá estiveram em Junho e Julho.
Até ao momento teve avanços consideráveis, sempre condicionados quer com a escassez de materiais, quer também com a deslocação dos mesmos, devido ao trânsito. Mas, como podem ver pelas fotos, estão a um bom ritmo.
Por agora está prevista a construção do edifício da casa de formação e o da cozinha e refeitório. A capela será construída numa outra fase, devido À falta de verbas. Rezamos para que a Providência nos presenteie com alguma oferta de algum benfeitor e que a construção da capela também seja uma realidade.

Cumprimentos para todos! Bom regresso ao trabalho!


| Amândio Rocha, scj |

 

 


© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org
webmaster:
zeferino policarpo   -   zino@dehonianos.org