início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
documentos
 
biblioteca governo geral
biblioteca governo provincial
biblioteca outros documentos
estudos dehonianos
 
biblioteca obras de leo dehon
biblioteca estudos
biblioteca textos oficiais
multimédia
 
biblioteca apresentaes pps
biblioteca vdeos
biblioteca banco de imagens
arquivo
 
biblioteca dossier
biblioteca msicas
biblioteca calendrio histrico
biblioteca album de fotografias
biblioteca outros materiais

 

novos distritos imprimir

A partir do dia 7 de Junho, Solenidade do Coração de Jesus surgirão duas novas realidades na Congregação. Tendo em conta o pedido feito pela Província da Polónia e as realidades específicas da Europa de Leste, o Governo Geral, decidiu constituir dois novos Distritos dependentes da Província polaca: o Distrito da Bielo-Rússia e o Distrito da Moldávia-Ucrânia.


Presença Dehoniana na Bielo-Rússia

Os religiosos polacos trabalham na Bielo-Rússia desde 1989. Actualmente são 11 sacerdotes dehonianos que trabalham em três das quatro dioceses onde a Igreja Católica está organizada. O principal trabalho pastoral é desenvolvido nas paróquias e nas missões populares com a difusão do culto ao Coração de Jesus, na actividade caritativa, na educação de crianças e jovens, na pregação de retiros, no ensino no Seminário Interdiocesano de Grodno com dehonianos que, esporadicamente, vêm da Polónia para colaborar neste serviço. Na Bielo-Rússia existem duas comunidades dehonianas: uma casa em Postawy e outra casa (ainda em construção) em Grodno-Wiszniawiec. Actualmente temos 5 religiosos da Bielo-Rússia (1 irmão e 4 escolásticos) que fazem a sua formação na Polónia.


Presença Dehoniana na Moldávia e na Ucrânia

A presença dehoniana na Moldávia começou a 8 de Dezembro de 1990. Somos os primeiros religiosos e sacerdotes católicos a entrar neste país depois da queda do Muro de Berlim. A nossa presença na Ucrânia é muito mais recente. Data de 1998. A Congregação desenvolve a sua actividade pastoral em todo o Este da Moldávia, antigo território ucraniano, que hoje constitui uma região autónoma com o nome de República Moldavo-Pridniestrovska. Conta com 650.000 habitantes, sendo os católicos apenas 2000. É um território com uma configuração muito especial: cerca de 300 km de comprimento e 30 km de largura. Este país foi um antigo arsenal soviético e atravessa uma situação muito delicada e difícil. Existe muito pobreza. Além do acompanhamento religioso das pequenas comunidades cristãs, os dehonianos servem diariamente, nas paróquias onde trabalham, uma refeição a cerca de 300 crianças. Organizam ainda cursos complementares para aqueles que não frequentam a escola e cursos de costura para raparigas e orientam um jardim de infância. A nossa presença nesta região caracteriza-se de um modo muito particular pela actividade caritativa dirigida a todos os necessitados, sem fazer distinção de credo religioso (a grande maioria da população é ortodoxa).

Na Ucrânia, encontramo-nos no centro-norte do país, com uma única comunidade religiosa que acompanha 12 pequenas comunidades católicas de rito latino, cheias de entusaiasmo e com uma fé muito sólida, amadurecida sob os longos anos da repressão comunista. Também aqui a nossa presença caracteriza-se pelo testemunho da devoção ao Coração de Jesus e pelo trabalho entre os jovens, pensando assim no futuro da Igreja.
Na Moldávia trabalham 8 dehonianos, sendo 1 padre e 1 irmão moldavos. Existem ainda 6 religiosos estudantes e 1 noviço. No total são 23 membros do Distrito da Moldávia-Ucrânia (10 sacerdotes polacos, 1 moldavo, 1 irmão moldavo, 1 irmão ucraniano e 10 religiosos que estudam na Polónia).


Estes dois distritos nascem como promessa de vida, expansão e diversificação da Congregação no coração do Leste Europeu. São uma graça do Coração de Jesus à Congregação, chamada a servir estas Igrejas Mártires. Devido à cultura específica, à exigência de diálogo e colaboração ecuménica com a Igreja Ortodoxa e à profunda espiritualidade do Oriente Cristão, esta nossa presença nos países de Leste constitui um enriquecimento muito grande para toda a Congregação.


(Informações extraídas da carta do Superior Geral a toda a Congregação, datada de 22 de Maio de 2002)

 
 






© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org
webmaster:
zeferino policarpo   -   zino@dehonianos.org