Da eleição à programação

A primeira semana do Capítulo Geral foi dedicada à discussão sobre a realidade actual da Congregação e ao processo eleitoral. Agora os capitulares dirigem a sua atenção para o futuro. Como é que os Dehonianos podem responder às expectativas do mundo actual? Quais devem ser as prioridades do Governo Geral para os próximos seis anos?

Nestes dias, o Capítulo ouvirá as apresentações dos setores da Pastoral Vocacional e Formação, da Evangelização, da Espiritualidade e Identidade, da Missão e das Estruturas de Governo da Congregação. Após cada apresentação, os capitulares reúnem-se em pequenos grupos para discutir o que foi apresentado.

 

Pastoral Vocacional e Formação

Da apresentação do trabalho realizado em pequenos grupos, brotaram alguns temas comuns… A formação é de vital importância, especialmente a formação inicial. Muitos apontaram a necessidade de uma maior formação dos formadores em todos os níveis. A internacionalidade continua a ser uma prioridade na formação e engloba a necessidade de os Dehonianos conhecerem mais idiomas.

O sector da formação é vital, mas nada será sem a necessária pastoral vocacional. “A pastoral vocacional deve ser a nossa prioridade”, afirmou um dos capitulares,  fazendo eco daquilo que foi reflectido no seu grupo de trabalho. “Possuímos uma excelente ‘marca’, mas precisamos de encontrar um modo mais profissional de promovê-la”, sublinhou um outro padre capitular.

Os capitulares também discutiram as questões relacionadas com a justiça social, a educação, o ministério paroquial e se a Conferência Geral deve ser remarcada.

 

Missa de Acção de Graças

No domingo, 22 de Julho, todos os capitulares fizeram uma pausa nos trabalhos do Capítulo e celebraram a Eucaristia de Acção de Graças na Basílica de São João de Latrão. O Padre Leão Dehon foi ordenado presbítero nesta Basílica, em 1868. O Superior Geral presidiu à celebração. A seu lado, na presidência, estavam os membros do novo Conselho Geral, incluindo também o Pe. Levi dos Anjos Ferreira, que chegou a Roma a tempo de participar na missa juntamente com os restantes Dehonianos.

  • A missa foi transmitida em directo pela TeleDehon. Clique aqui para visualizar o vídeo:
  • Clique aqui para ver o álbum de fotografias do dia:

 

[FAG id=11257]

 

plugins premium WordPress