Dehonianos em férias

No passado dia 18 de Agosto um grupo de religiosos madeirenses, em gozo de merecidas e legítimas férias, juntou-se para uma jornada de passeio e convívio. O encontro havia sido engendrado nas celebrações do dia 12 de Agosto (aniversário da morte do Pe. Dehon), no Colégio Missionário. Alguém lançou a ideia que rapidamente ganhou muitos adeptos. Os que de facto compareceram já não foram assim tantos…

O ponto de encontro foi na Ribeira Brava. Do Norte, do Sul, do Este e do Oeste aí se juntaram, seguindo, depois, para a Ponta do Sol. Na casa do Ir. Silva estava preparado um abundante lanche matinal. Retemperadas as forças o grupo seguiu serra acima até ao Paúl. Pelo caminho fez-se algumas paragens: no monumento ao Coração de Jesus (Canhas) ou neste ou naquele pitoresco miradouro. A determinada altura deparámo-nos com uma enorme paisagem queimada pelos terríveis incêndios que também destruíram boa parte do nosso património natural.

Chegdado ao extenso planalto do Paúl da Serra, encaminhámo-nos para os Estanquinhos. Foi aí que preparámos e comemos a saborosa espetada madeirense. Seguiu-se o descanso, o passeio pela montanha e… o habitual cafézinho. De regresso aos automóveis percorremos a polémica estrada do Fanal, recentemente inaugurada. Não há dúvida que a obra, apesar de muito criticada, proporciona uma vista impar sobre as mais belas serras da Madeira. Já no Fanal dedicámos algum tempo à oração, seguindo-se um passeio pela serra e, finalmente, o lanche, antes de iniciarmos a longa e íngreme descida até à boca da Ribeira da Janela.

Em S. Vicente reecontrámo-nos, fizemos as despedidas, dissemos "até para o ano" e seguimos para as nossas casas, porque o sol já caía no horizonte e a noite descia sobre a terra…
 

| Zeferino Policarpo, scj |

 

plugins premium WordPress