Dimensões espiritual, humana e carismática da autoridade

Colóquio para superiores maiores scj

Está concluída a primeira semana de trabalho deste encontro. Amanhã, sábado, dia 18, iremos em peregrinação a Loreto, juntamente com os que já se encontram cá para o Curso de Ecónomos.

Esta primeira semana foi bastante intensa. Começámos com uma manhã de retiro na segunda-feira, orientada pelo P. Bruno Pilati, Superior da casa. Entrámos depois nas temáticas de formação e de informação que nos trouxeram aqui. Houve muitos trabalhos de grupos, quase sempre grupos linguísticos – eu estou no grupo francês. Houve também partilha de experiências daquilo que se vai fazendo nas diferentes Entidades, sobretudo em matéria de formação, de economia e do serviço da autoridade.

O P. Maurizio Bevilacqua, Claretiano, pôs-nos a refletir e a trabalhar sobre a dimensão espiritual no serviço da autoridade e sobre o serviço de escuta e discernimento. O Salesiano P. Giuseppe Roggia abordou a temática do acompanhamento nas diversas etapas da vida religiosa e como caminho de formação permanente.

À margem do encontro, vivemos ontem um momento ecuménico especial: um grupo de pastoras e de pastores luteranos da Finlândia fez-nos uma visita, tendo partilhado connosco o momento da adoração e oração da tarde, o jantar e o convívio que se lhe seguiu. Digna de registo é a curiosidade de haver no grupo uma pastora que falava português, uma vez que viveu algum tempo em Lisboa e esteve 4 anos em missão em Angola. Não deve haver muitos finlandeses a falar português…

O fim-de-semana é de pausa nos trabalhos. Segunda-feira há mais.

José Agostinho Sousa

plugins premium WordPress