Em Cristo, a verdadeira liberdade

CANTO DE EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

INTRODUÇÃO

O conhecimento de Cristo ressuscitado e a possibilidade de ressurgir com Ele faz verdadeiramente do cristão o homem novo, como novas são as perspectivas da vida e o sentido das regras. São Paulo olha Cristo para conquistá-lo e imitá-lo, ansioso por viver de um amor verdadeiro e autêntico, sob a guia do Espírito.
Na Igreja, corpo de Cristo, a nossa Congregação deriva a própria unidade do amor de Cristo que nos reúne e da fidelidade de cada um e das comunidades à missão comum, descrita pela Regra de Vida (Cst 106), carta da nossa liberdade.

Escutai a Palavra de Deus, da Carta do Apóstolo São Paulo aos Gálatas (Gal 5,1-2.13-26)

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão. Reparai, sou eu, Paulo, que vo-lo digo: se vos circuncidardes, Cristo de nada vos servirá. […]
Irmãos, de facto, foi para a liberdade que vós fostes chamados. Só que não deveis deixar que essa liberdade se torne numa ocasião para os vossos apetites carnais. Pelo contrário: pelo amor, fazei-vos servos uns dos outros. É que toda a Lei se cumpre plenamente nesta única palavra: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Mas, se vos mordeis e devorais uns aos outros, cuidado, não sejais consumidos uns pelos outros. Mas eu digo-vos: caminhai no Espírito, e não realizareis os apetites carnais. Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário à carne; são, de facto, realidades que estão em conflito uma com a outra, de tal modo que aquilo que quereis, não o fazeis. Ora, se sois conduzidos pelo Espírito, não estais sob o domínio da Lei. Mas as obras da carne estão à vista. São estas: fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúme, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio. Contra tais coisas não há lei. Mas os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e desejos. Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito. Não nos tornemos vaidosos, a provocar-nos uns aos outros, a ser invejosos uns dos outros.

Silêncio para reflexão pessoal e para adoração

ORAÇÃO

Refrão: Oh, surrexit Christus, alleluia. Oh, cantate Domino, alleluia.
(ou outro à escolha)

– Jesus, deste-Te a Ti mesmo por nós, para nos resgatar de toda a iniquidade e formar um povo puro que Te pertença (cf. Tt 2,14).

– Jesus, fomos sepultados contigo no Baptismo, pela fé em Ti fomos ressuscitados (cf. Col 2,12).

– Jesus, em Ti Deus nos salvou e nos chamou a uma vocação santa (cf. 2Tm 1,9).
Refrão: Oh, surrexit Christus, alleluia. Oh, cantate Domino, alleluia.

– Jesus, Tu venceste a morte e fizeste resplandecer a vida e a imortalidade por meio do Evangelho (cf. 2Tm 1,10).

– Jesus, Tu libertaste-nos para que caminhássemos segundo o Espírito (cf. Gal 5,25.

– Jesus, Tu és a verdadeira liberdade, porque amaste fazendo-Te nosso servo (cf. Gal 5,13).

Refrão: Oh, surrexit Christus, alleluia. Oh, cantate Domino, alleluia.

 

plugins premium WordPress