Encontro de Superiores Maiores SCJ da Europa (3º dia)

Foligno (Itália), 6-10 de Março de 2017

Este dia 8 de Março, terceiro do nosso encontro, foi dedicado à apresentação e discussão de vários assuntos do interesse geral das nossas Entidades.

A parte da manhã foi inteiramente dedicada ao Voluntariado Dehoniano. O P. Daniele Gaiola, da Província da Itália do Norte, o P. José Antonio Casalé, da Província da Espanha, e a Annalisa Pezzini, Voluntária com experiências em Moçambique e em Angola e agora a trabalhar numa ONG italiana, ajudaram-nos a refletir sobre este setor da nossa atividade.

Algumas notas ressaltam desta reflexão: a necessidade de garantir uma boa formação aos Voluntários, nomeadamente para a vida em grupo e o trabalho em equipa; acompanhamento dos Voluntários em todas as etapas do projeto de missão – preparação, realização e continuidade; maior abertura e disponibilidade para participar em projetos de Voluntariado social em território europeu; resposta a projetos solicitados pelos territórios onde a missão se vai realizar; constituição dum grupo permanente de coordenação dos projetos de Voluntariado a nível europeu.

A tarde foi passada à volta da apresentação e discussão de alguns projetos já em curso na Europa e outros que estão pensados: Escolasticado e Centro de Estudos em Paris; Comunidade internacional em Londres; Comunidade internacional em Basileia; Comunidade internacional em Amesterdão; reforço da presença na Albânia; apoio a projetos desenvolvidos na Bielorrússia, na Moldávia e na Ucrânia. As grandes questões que se colocam: como avançar com estes projetos? Com que recursos humanos e financeiros? Que modelo de gestão e quem estará na liderança?

Percebemos que há ainda longo caminho a percorrer e que os passos devem ser dados com audácia, mas também com prudência.

A noite teve emoções futebolísticas para todos os gostos, consoante as nacionalidades e cores clubísticas, tal como sucedera na noite anterior.

P. José Agostinho Sousa, scj

 

[FAG id=9385]

plugins premium WordPress