Encontro dos superiores maiores SCJ da Europa

Começou ontem, dia 16, e decorre até dia 19 de abril o encontro dos Superiores Maiores SCJ da Europa.

A reunião está a realizar-se na Cúria Provincial de Madrid e nela participam os Superiores Provinciais de Espanha, de Portugal, da Itália Setentrional, da Itália Meridional, da Província da Europa Francófona, da Província Britânico-irlandesa, da Alemanha; os Superiores dos Distritos da Áustria-Croácia e da Moldávia; os Superiores das Comunidades Territoriais da Albânia, da Suíça e da Ucrânia; o P. Artur Sanecki, Conselheiro Geral para a Europa, e o P. Olav Hamelijnck, secretário do grupo.

Este encontro estava marcado com os objetivos principais de traçar algumas linhas conjuntas de colaboração no sector da formação na Europa e a preparação da Conferência Continental Europeia, prevista para Neustadt, na Alemanha, no próximo mês de outubro. Da formação já falámos, da Conferência vamos ver, porque os últimos acontecimentos na Congregação – nomeação episcopal do Superior Geral e respetivas consequências – vieram alterar alguma da programação prevista. Claro que esta nomeação episcopal de Dom Heiner Wilmer é tema incontornável na presente reunião.

Os trabalhos correm a bom ritmo. Esta tarde tivemos oportunidade de visitar outras obras dehonianas significativas na região de Madrid: as Gráficas Dehon e a ESIC. Como sempre, estamos a ser muito bem acolhidos e muito bem tratados pelos nossos Confrades de Espanha.

P. José Agostinho Sousa

 

 

[FAG id=10835]

plugins premium WordPress