Encontro e formação da ALVD Porto e Lisboa

Foi no passado fim de semana, nos dias 01 e 02 de abril de 2017, que os núcleos do Porto e Lisboa da Associação de Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD), se reuniram em Aveiro para um momento formativo e de partilha de experiências entre os voluntários. Mas foi, também, uma oportunidade de dar a conhecer à comunidade local a associação e todo o trabalho que vem desenvolvendo há quase vinte anos.

A manhã de sábado foi dedicada à formação dos voluntários, com uma pequena dinâmica de apresentação para que todos se conhecessem melhor, seguindo depois com uma formação sobre o que é ser voluntário e quais os direitos e deveres do voluntário. Foi-se debatendo também ao longo da manhã como podemos melhorar a participação da ALVD e como podemos atrair mais voluntários.

Depois do almoço, fomos conhecer a cidade que nos acolheu, a “Veneza Portuguesa”, uma cidade bonita e cheia de pessoas simpáticas, com uma boa gastronomia e principalmente uns ótimos ovos moles (com os quais terminámos o passeio).

Regressados à Casa do Sagrado Coração de Jesus, tivemos o prazer de escutar o P. Rafael Costa que nos falou sobre a “Herança Dehoniana” a partir de 3 textos muitos importantes: Coração Sacerdotal de Jesus e Renovação Social Cristã, do P. Dehon; ‘Souvenir du Equador’, do P. Grison. Foi com muito entusiasmo que o P. Rafael partilhou connosco este vasto manancial bibliográfico do P. Dehon, que o ocupou durante muitos anos em Roma no Centro de Estudos, num processo minucioso de tratamento digital dos textos do P. Dehon,  que agora estão disponíveis em dehondocs, na Internet.

Ao final da tarde, chegou o momento mais ansiado por todos nós, fomos às comunidades locais participar nas Eucaristias e dar testemunho das nossas missões. Começámos no Sábado e só terminámos no Domingo à hora de almoço, aproveitando para dar a conhecer a ALVD, os seus objectivos, os seus projectos e os seus missionários leigos.

Visitámos todos os centros de culto da Paróquia de S. André de Esgueira e em todos os lugares depois de uma breve partilha lançámos o desafio a todos os que quisessem conhecer mais e melhor a ALVD e o seu trabalho numa sessão, às 15h00, na Casa do Sagrado Coração de Jesus, onde reside a comunidade dehoniana.

Saímos deste fim de semana com a esperança que Deus irá continuar a escolher as pessoas certas para representarem as nossas missões e para ajudarem as nossas comunidades dentro e fora de Portugal a desenvolverem-se e a serem melhores. Esperamos ter passado a mensagem e conseguir desta forma atrair mais missionários que possam fazer chegar o Evangelho a todos os povos da terra.

 

Aveiro, 02 de abril de 2017

Eduardo Gomes e David Mieiro

 

[FAG id=9558]

plugins premium WordPress