Encontro internacional da Família Dehoniana em Roma

De 13 a 16 de Maio de 2017, decorreu em Roma o Encontro Internacional da Família Dehoniana. Participaram os Grupos Coordenadores da Europa e da América Latina, bem como representantes da América do Norte, da Ásia e da África.

Entre os objetivos do encontro destacavam-se dois: uma melhor clarificação do que se entende por Família Dehoniana, a sua organização e a indicação de um novo Grupo Coordenador Internacional (GCI), questões de financiamento. Juntámo-nos 26 pessoas, com a colaboração de algumas outras do Centro de Estudos, do Colégio Internacional e da Cúria Geral.

O dia 13, sábado, foi dedicado ao primeiro objetivo: clarificar o conceito de Família Dehoniana. Fomos ajudados por uma conferência do P. Juan José Arnaiz Ecker, do Centro de Estudos.

O domingo foi dia livre. Muitos fomos ouvir o Santo Padre, na Praça de S. Pedro, e receber a sua bênção.

Os dias 14 e 15 foram particularmente dedicados ao estudo e proposta de um organigrama da Família Dehoniana, ao debate sobre questões de financiamento, à escolha e apresentação do novo Grupo Coordenador Internacional, que contará com a presença de um Conselheiro Geral e com a colaboração de um secretário executivo.

Farão parte do GCI o P. Bruno Pilati, da Itália, a consagrada Silvia Bertozzi, da Finlândia, o Sr. Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira, do Brasil e a Sr.ª Rosalie Grace Escobia, das Filipinas.

Este mesmo grupo indicará a pessoa que irá exercer o cargo de secretário executivo.

O encontro, que teve bons momentos de oração, adoração e celebrações litúrgicas, terminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Superior Geral, na tarde do dia 16.

O encontro foi uma boa ocasião para conhecimento recíproco daqueles e daquelas que estão mais empenhados na construção de uma Família Dehoniana que viva e proponha o projeto evangélico de vida inspirado no Padre Dehon e na sua dedicada e generosa ação em prol do Reino do Coração de Jesus nas almas e nas sociedades.

Fernando Fonseca, SCJ.

 

[FAG id=9761]

plugins premium WordPress