Encontro «Media Experts Meeting»

Por estes dias realiza-se em Roma, na nossa Casa Geral SCJ, o encontro ‘Media Experts Meeting’, cujo objetivo passa por adquirirmos conhecimentos sobre a actual situação mediática dos mais diversos tipos de comunicação nas diferentes entidades ou províncias (estrutura, produtos, sucessos e limitações…)


Estão presentes 23 participantes, que representam 20 províncias e alguns deles (7) são jornalistas ou especialistas em comunicação.
Após uma análise sobre a situação global da comunicação da nossa Congregação nota-se alguma debilidade na forma como partilhamos os nossos conteúdos e recursos; daí a importância  de criarmos uma identidade dehoniana comum, global e visual, para que a comunicação seja dinâmica, aberta e com qualidade.
Na agenda de trabalhos encontramos diversos momentos de reflexão, com o objectivo de criar uma estratégia de comunicação na nossa Congregação e no desenvolvimento de um entendimento comum, assim como um maior compromisso na forma como comunicamos com os nossos amigos, benfeitores e na partilha que fazemos das nossas notícias e reflexões.
Grande parte do primeiro dia deste encontro centrou-se em apresentar uma ‘identidade corporativa’ para a Congregação, com reflexões do Superior Geral, Padre Heiner Wilmer, André Lorenz, Simon Biallowons e Heinz Wittenbrink.
Não basta estarmos ligados ou conectados a uma rede ou plataforma, mas é necessário que a nossa conexão seja acompanhada de um verdadeiro encontro, a partir de 3 aspetos essenciais: 1) estratégias comunicativas que valorizem a beleza, a espiritualidade, a mística e a verdade da comunicação; 2) criação de um departamento da comunicação que organize o modo como comunicamos e 3) melhorar os processos e os projectos que queremos apresentar.
Para isso, é importante definir as áreas que fortaleçam a colaboração entre províncias e Congregação e que permitam comunicar digitalmente uma nova identidade global.

Os participantes,
Pe. Roberto Viana, scj e Pe. Antonino de Sousa, scj

 

[FAG id=8992]

plugins premium WordPress