Estratégia comunicativa da Congregação

Terminou o ‘Media Experts Meeting’ que se realizou em Roma, na Casa Geral SCJ entre os dias 3 a 6 janeiro, com o objectivo de melhorar a estratégia comunicativa da nossa Congregação.

Nestes últimos dias, a reflexão focou alguns aspectos que podem servir de exemplo para uma comunicação mais organizada e mais global.

Contamos com a presença de Marco Politi, autor do livro “Papa Francisco entre os lobos”, que nos apresentou a estratégia comunicativa do Papa Francisco referindo que devemos comunicar uma mensagem utilizando imagens e uma linguagem simples. E diz-nos Marco Politi, que “nas palavras que o Papa transmite muitas vezes encontramos uma estratégia sofisticada. O público do Papa não é composto somente por católicos, mas também contempla toda a sociedade: com palavras, símbolos e acções que alcançam os cristãos e fiéis de outras religiões, crentes e não crentes”. Através de palavras e gestos coerentes, o Papa Francisco “procura re-orientar a atenção da Igreja para o amor e para a misericórdia de Deus, numa Igreja que procura desenvolver as Bem-aventuranças e a atitude do bom samaritano”.

Durante o dia tivemos várias sessões de trabalho de grupo e no final da tarde uma reflexão sobre “Communication Crisis” com Giuseppe Gracia, coordenador de comunicação social e porta-voz da Diocese de Chur na Suíça.
Ainda tivemos a oportunidade para refletirmos sobre o modo como podemos colaborar entre as diversas províncias, através de produtos, ideias e de uma plataforma comum de notícias e de conteúdos internacionais.
Aproveitamos também para analisar algumas publicações, fotos e vídeos que nos podem ajudar a abrir horizontes para o futuro da nossa comunicação.

Fica o desafio de nas diversas províncias podermos desenvolver um modo dehoniano de comunicarmos e de estreitarmos relações com a comunicação que se pretende para a Congregação. Neste sentido, já ficou agendado o 2º ‘Media Experts Meeting’ para os dias 23-24 de Maio de 2018.

Os participantes,
Pe. Roberto Viana e Antonino de Sousa

 

[FAG id=8992]

plugins premium WordPress