Print Friendly, PDF & Email

O dia 18 de outubro foi de festa na Escola da APEL, no Funchal.

Passava-se o 40º aniversário do início das aulas, portanto, uma data digna de ser lembrada e festejada. Aproveitou-se da ocasião para a abertura oficial e solene do ano letivo de 2018-2019.

Às 10,30, no Ginásio da Escola, houve missa de ação de graças e de invocação das bênçãos de Deus para o novo ano, presidida pelo Sr. Bispo do Funchal e concelebrada por mais 10 sacerdotes, entre os quais o P. José Agostinho de Sousa, Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Na assembleia, para além de umas três centenas de alunos, com professores e funcionários, destacavam-se algumas pessoas que, na hora da constituição da Associação Promotora do Ensino Livre (A.P.E.L.) e da construção da Escola em módulos pré-fabricados, deram muito do seu amor, saber e tempo, para que o sonho, nascido no Colégio Infante D. Henrique, se tornasse realidade e esse projeto educativo vingasse e crescesse até aos dias de hoje.

Terminada a Eucaristia, por iniciativa da Associação dos Antigos Alunos, houve uma homenagem aos “Fundadores” da Escola da APEL, que receberam uma “memória”, a que se seguiu a inauguração de uma peça escultórica, da autoria do artista plástico, Diogo Góis, antigo aluno da Escola. Essa peça, representando duas mãos, e evocando os fundadores “que deitaram mãos à obra”, está agora implantada no jardim de entrada, mesmo ao lado da estátua do P. Mário Casagrande.

Já cá fora, no pátio da Escola, cantámos os parabéns e partilhámos do bolo de aniversário, augurando as maiores venturas à Escola da APEL para que continue, mesmo no meio de dificuldades, a lutar pelo seu projeto educativo.

Para além do Sr. Bispo do Funchal e do Superior Provincial SCJ, destacamos, entre outros, a presença da Drª Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente em representação do Presidente do Governo Regional, do Dr. Paulo Cafôfo, Presidente da Câmara Municipal, do Dr. Marco Gomes, Diretor Regional de Educação, representando o Secretário Regional de Educação.

Saliente-se ainda que esta comemoração festiva foi uma iniciativa conjunta da Direção da Escola e da Associação dos Antigos Alunos, o que revela não só a existência de uma relação afetiva e grata dos que por aqui passaram, mas também a vontade de honrar o passado, homenageando as pessoas que o construíram com tanto amor e dedicação.

 

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank