Festa de Nossa Senhora do Loreto

Caros amigos da Igreja de Nossa Senhora do Loreto em Lisboa

No dia 08 de Dezembro de 2018, pelas 11h30, realizou-se na Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Loreto.
O Senhor Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, presidiu à Eucaristia da Festa.
Concelebraram Mons. Amaury Medina Blanco, Conselheiro da Nunciatura Apostólica em Lisboa, o Pe. José Agostinho scj, Superior Provincial dos Dehonianos em Portugal, o Pe. Manuel Barbosa scj, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Filippi Sérgio scj., o Pe. Jacinto Farias scj, professor da Universidade Católica e os três membros da Comunidade Dehoniana do Loreto, o Pe. Francesco Temporin scj, Reitor desta Igreja, o Pe. Paolo Riolfo scj, o Pe. Manuel de Nóbrega scj.

Estavam representantes do Senhor Presidente da República Portuguesa, do Estado e do Governo Português, bem como das Forças Armadas da Marinha, da Força Aérea e do Exército.

Estava presente o Senhor Embaixador de Itália, Doutor Uberto D’Archiraffi, e pessoal da Embaixada Italiana, bem como a Dra. Lucia Violo e pessoal do Instituto de Cultura Italiano.
Marcou presença o Sr. Embaixador dos Estados Unidos da América, acompanhado da sua esposa.
Estava a Dra. Luisa Colen, representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Marcou bem a sua presença a Junta Administrativa da Igreja do Loreto, formada pelo Senhor Provedor Engenheiro Giuseppe Maria Nigra, e pelas Doutoras Teresa Bartolomei, Nunziatella Allessandrini e Carla Minelli.

A Senhora do Loreto é a Padroeira da Aviação.
Estavam, por isso, muitos representantes das companhias aéreas que operam em Portugal, a começar pela TAP Portugal e que empunhavam as suas bandeiras. Estavam também presentes muitos representantes dos vários sindicatos e associações da aviação civil, empunhando igualmente as suas respectivas bandeiras que foram abençoadas depois da homilia.

Numa Igreja do Loreto restaurada, deslumbrante na sua beleza original e iluminada por numerosos faróis led, montados numa original elipse, esta festa foi bem vivida e participada pelos numerosos convidados e devotos presentes.
O Coro da Tap abrilhantou a celebração com muita dignidade e beleza e foi mesmo aplaudido pelos fiéis que participaram nesta celebração.
Serviram ao Altar diversos acólitos da nossa Igreja.
Entre os devotos da Senhora do Loreto estava um numeroso grupo de devotos de Alcafozes, no Concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro, onde se venera também a Senhora do Loreto com muita solenidade e devoção e onde se realiza um Festival da Força Aérea.

Depois da Comunhão Eucarística foi rezada a “Prece do Aviador”, pedindo a protecção da Senhora do Loreto para todos aqueles que trabalham nas actividades aeronáuticas.

Um animado convívio na Sacristia encerrou a Festa, que deixa boas recordações.

A Igreja do Loreto fez 500 anos a 08 de Abril de 2018. Iniciativas diversas culturais foram realizadas durante este ano e outras serão anunciadas brevemente. A Embaixada de Itália em Portugal promoveu conferências e estudos sobre o Loreto. Foram editados alguns livros. Mais trabalhos serão realizados na instalação eléctrica da Igreja e seus anexos. Algumas telas vão ser restauradas. Em breve a Igreja terá um Altar renovado.
A renovação deve continuar. É preciso que todos os amigos da Igreja do Loreto estejam atentos e participem com fé e generosidade.
O Encerramento solene das comemorações do Quinto Centenário da Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto será no dia 07 de Abril de 2019.

Formulamos votos de Santo Natal 2018 e de Feliz Ano Novo 2019.

Loreto, 10 de Dezembro de 2018

A Comunidade Dehoniana da Igreja do Loreto em Lisboa

 

[FAG id=11819]

plugins premium WordPress