Print Friendly, PDF & Email

Vindos dos quatro cantos da Pastoral Juvenil Dehoniana, reuniram-se de 20 a 22 de Fevereiro pela primeira vez, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, 30 jovens dos Secretariados Regionais da Juventude Dehoniana do Porto, Lisboa, Madeira e Açores.

Ajudados pelo Pe. Manuel Barbosa, Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus, e pelo Pe. Adérito Barbosa, Presidente da Comissão Provincial para a Pastoral Juvenil, reflectimos sobre "O Plano de Pastoral Juvenil Dehoniana, propostas e desafios". Levamos deste Encontro as seguintes interpelações:

1. PLANO. Toda a Pastoral Juvenil Dehoniana é orientada por um plano global e pretende ser uma proposta de caminhada unificada lançada aos jovens em Portugal.
2. PARTILHA. Procurámos dar um pouco do que vivemos nos nossos centros e ter uma visão de conjunto da Juventude Dehoniana.
3. REFLEXÃO. Através da reflexão séria e dinâmica aprofundámos as bases e o modo de chegar aos jovens.
4. OBJECTIVO ESSENCIAL. Devemos levar o jovem a fazer uma experiência de fé, num encontro pessoal com Cristo.
5. DEUS É AMOR. Convidar o jovem a fazer uma experiência relacional com Deus, a exemplo do Pe. Dehon.
6. COMPROMISSO E COMUNHÃO. Em tudo o que fazemos, devemos ajudar o jovem a ser um agente activo na comunidade (paróquia), em comunhão com toda a Igreja.
7. ACOMPANHAMENTO DIFERENCIADO. Devemos ter em conta a pessoa e as dinâmicas adequadas ao crescimento de cada jovem.
8. VALORES. O Jovem Dehoniano é chamado a testemunhar a Interioridade contemplativa, a Disponibilidade dinâmica, a Solidariedade atenta, a Comunhão Eclesial empenhada, o Sentido de Missão apostólica.
9. DESAFIOS. Cada um foi convidado a progredir no caminho de maturidade inserido na "escola" de "Formadores da Espiritualidade Dehoniana".
10. ESPERANÇA. As interpelações que brotam deste I Encontro de Secretariados Regionais de Pastoral Juvenil Dehoniana são uma preciosa ajuda para dar continuidade ao trabalho desenvolvido em cada centro.

O II Encontro de Secretariados Regionais de Pastoral Juvenil Dehoniana será de 5 a 7 de Fevereiro de 2005.

Alfragide, 22 de Fevereiro de 2004.

Os Participantes no I Encontro
de Secretariados Regionais de Pastoral Juvenil Dehoniana