Internacionalidade vivida e cultivada

O tema da internacionalidade foi primeiramente referido na apresentação do relatório da área geocultural de África. Hoje, esse mesmo tema foi novamente tocado nas apresentações da América do Norte, da Ásia e da América Latina.

A internacionalidade Dehoniana é fundamental para manter e incrementar a presença Dehoniana na América do Norte. Tanto o Canadá como os Estados Unidos procuram formas de acolher melhor os confrades de outras nações. Os Dehonianos na América do Norte também se sentem chamados a lidar com os problemas da imigração. “Nós Dehonianos da América do Norte estamos solidários com os nossos irmãos e irmãs imigrantes”, disse o P. Vien Nguyen, referindo-se ao continente. “Queremos transmitir a mensagem de que estamos convosco e que sois bem-vindos à nossa terra”.

 

Ásia

O tema da internacionalidade continuou no relatório da Ásia. É a região com o mais rápido crescimento da Congregação, tendo 380 membros com votos, 500 no total, incluindo também os candidatos. Iniciada com espírito missionário, a Ásia é hoje uma forte fonte de missionários para a Congregação. “A internacionalidade e a interculturalidade estão no centro dos nossos princípios, como em mais nenhuma outra parte do mundo”, disse o P. Michael Augstine Moises, da Índia.

Vivendo e trabalhando nas áreas de pobreza, as Entidades asiáticas fazem do compromisso social o seu ministério prioritário. “Estamos comprometidos com a dimensão social do carisma Dehoniano”, disse o P. Michael.

 

América Latina

Na América Latina, a internacionalidade é vivida de várias formas, mas mais recentemente num lugar inesperado: a Colômbia.

Nos últimos anos os venezuelanos fugiram da desordem civil que reina no país e refugiaram-se sobretudo na Colômbia. Entre eles, há um número significativo de leigos Dehonianos, pessoas que fizeram parte dos grupos da Família Dehoniana, na Venezuela. Quando souberam que dois Dehonianos iriam visitar a Colômbia, quiseram estar lá para os cumprimentar. O P. Carlos Luis Suárez Codorniu falou das famílias Dehonianas que encontrou em Bogotá. O grupo procura reunir-se mensalmente e espera poder voltar a ter contacto regular com os Dehonianos.

Os Dehonianos da América Latina acabam de dar início a um processo para perceber e estudar onde é que o carisma Dehoniano pode responder com mais eficácia ao povo colombiano.

 

 

[FAG id=11257]

plugins premium WordPress