Jornadas de Pastoral Juvenil . 3º dia

As Jornadas de Pastoral Juvenil organizadas pela JD do Porto vão já no terceiro dia. Nesta noite foi abordado o tema: "A arte de escutar". O orientador das jornadas começou por referir que a primeira fase do grupo de animação é sempre difícil. A dificuldade advém dos problemas de comunicação que não pode ficar pelo nível superficial, mas deve ser aprofundada ao máximo, de modo a possibilitar a construção de relações estáveis. Dado que a comunicação assume um papel essencial na construção do grupo, o Pe. Juan deteve-se sobre a importância do estilo comunicativo no grupo. Na primeira fase da vida do grupo o animador do grupo juvenil é o grande responsável pelo êxito desta etapa. A comunicação não se confina à palavra transmitida. É de grande importância a comunicação não-verbal que se pode exprimir na posição do corpo, no tom de voz, nos gestos, no olhar,… que muitas vezes comunicam mais que as palavras. Todos estes elementos desempenham um papel essencial no feedback que dá à comunicação um carácter interactivo.
O orador explicou, de seguida que há três tipos de feedback: informação, reacção pessoal e reacção de julgamento. O feedback proporciona o conhecimento recíproco e faz aumentar o grau de participação e de coesão do grupo.
A atitude de escuta é outro elemento importante da comunicação. Esta atitude requer abertura a novas ideias e uma personalidade estável e madura. O Pe. Juan concluiu a sua exposição distinguindo quatro momentos da atitude de escuta: verificar e concordar as intenções, escuta empática, comportamento de "suporte", escuta crítico-avaliativa.
Seguiu-se um intervalo de dez minutos. Muito curto para comunicar convenientemente, consideraram alguns… De novo na Sala de Conferências, o Pe. Juan explicou e orientou a dinâmica de grupo que consistiu na realização de um jogo interactivo com objectivo oferecer a cada um dos participantes a ocasião de aprofundar a consciência das partes não-verbais da sua comunicação e de exprimir-se com o corpo e não somente com a linguagem falada.
Antes da oração da noite recordou-se aos participantes nas jornadas o concurso de pastas que está a decorrer e convidou-se cada qual a pensar em algo para partilhar no lanche a realizar no último dia do curso.
O módulo de amanhã terá por título: "A gestão de conflitos". Será às 21.00 horas.

| Zeferino Policarpo, scj |

 

plugins premium WordPress