início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
leão dehon
 
leo dehon
traos biogrficos
homem de aco
fundador
homem de f
actividade literria
cronologia
 
   

 

João Leão Dehon nasceu a 14 de Março de 1843, em La Capelle, França. Desde adolescente que quis ser sacerdote, contra a vontade do pai. Obedecendo ao pai frequentou o curso de Direito, em Paris e aceitou a viagem que este lhe ofereceu para fazer esquecer a ideia do sacerdócio. Ao longo de 10 meses percorreu várias regiões, entre elas a Terra Santa. No fim dessa viagem, Leão partiu para Roma e entrou no Seminário de Santa Clara. A 19 de Dezembro de 1868, foi ordenado sacerdote, na presença de seus pais.

Nomeado Vigário Paroquial de Saint-Quintin, assumiu a missão com todo ardor e tomou várias iniciativas que abrangeram os mais diversos sectores da sociedade.

Sacerdote, culto, espiritual e dinâmico, Dehon tinha algo que o inquietava. Depois de um longo discernimento, tomou a decisão de fundar a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus a 28 de Junho de 1878, dia da sua Primeira Profissão.
Com o objectivo de difundir o pensamento social da Igreja proferiu conferências, escreveu artigos em jornais e revistas e publicou vários livros.

Faleceu a 12 de Agosto de 1925, com 82 anos de idade.
 


 

Não posso pedir a Jesus que me ame, mas peço a graça de poder amá-Lo.

Leão Dehon

 


Padre João Leão Dehon


© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org
webmaster:
zeferino policarpo   -   zino@dehonianos.org