início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
arquivo
 
notícias do ano 2014
notícias do ano 2013
notícias do ano 2012
notícias do ano 2011
notícias do ano 2010
notícias do ano 2009
notícias do ano 2008
notícias do ano 2007
notícias do ano 2006
notícias do ano 2005
notícias do ano 2004
notícias do ano 2003
notícias do ano 2002
18/07/2012
Notas da Conferência Geral – 3 imprimir

A jornada de hoje foi marcada pela visita do Bispo da Diocese de Speyer, a que pertence este lugar onde está a decorrer a VIII Conferência Geral. D. Karl-Heinz Wiesemann presidiu à eucaristia e almoçou connosco. Na homilia, estando perante uma assembleia pertencente à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, aproveitou para falar da espiritualidade do Coração de Jesus. Fê-lo com entusiasmo e rasgo pastoral. Trata-se de uma espiritualidade muito adequada aos tempos difíceis que estamos a viver, pois ajuda a compreender que a força do homem não está no poder económico, mas na riqueza do seu coração que tem de ser um coração semelhante ao de Jesus Cristo. Seguir a espiritualidade do Coração de Jesus significa que a pessoa deve comprometer-se a nível político, económico e social na construção de um mundo melhor. A espiritualidade do Coração de Jesus ajuda-nos a compreender que, independentemente de sermos da Europa, da América, da África, da Ásia, somos acima de tudo irmãos e que sentimos as dores e os sofrimentos uns dos outros. D. Karl-Heinz deixou também um generoso agradecimento pelo trabalho de grande qualidade e profundidade espiritual que os Dehonianos desenvolvem, não apenas na sua diocese, mas em toda a Alemanha.

A jornada de hoje ficou ainda marcado por duas conferências que vieram concluir este ciclo de reflexão previsto para os primeiros dias desta Conferência Geral.

A conferência da manhã esteve a cargo da Dr.ª Judith King, psicóloga e psicoterapeuta da Irlanda. Desenvolveu o tema: “Escola, universidade e novas gerações”. Como ponto de partida da sua exposição tomou a frase do Padre Leão Dehon: “Educar um cristão não é apenas dar-lhe noções de ciências humanas que lhe ajudem a obter um estatuto social. Antes de tudo isso é necessário criar nele um carácter nobre e excelente, costumes puros, virtudes fortes. É formar nele a fé que abre o entendimentopara o mundo invisível, a esperança que fortalece o coração com a perspectiva de uma felicidade merecida e o amor que torna Deus perceptível através das densas nuvens da vida”. Este belo pensamento do nosso Fundador serviu de base para a Dr.ª Judith falar da educação holística que envolve toda a pessoa em todas as suas dimensões. Nos nossos dias a escola tem apenas a preocupação de preparar os jovens para desempenharem uma determinada profissão na sociedade. Não é o modelo correcto de formação. Na perspectiva da Dr.ª Judith, é o modelo holístico da educação integral que deve ser implementado na escolaactual.

De tarde falou-nos o Dr. Francis-Vincent Anthony, professor na Universidade Pontifícia Salesiana. Abordou o tema: “Paróquia e novas gerações”. O Dr. Francis-Vincent constata que a paróquia de hoje permanece uma estrutura rígida e fixa, muitas vezes situada longe das pessoas. O conferencista defende que as paróquias deviam ser estruturas provisórias e menos rígidas, de modo a estarem situadas no meio das pessoas, próximo ondeelas habitam e fazem a sua vida. Por sua vez o evangelizador e o educador dos jovens tem de ser alguém que sabe estar com os últimos (pobres, simples, marginalizados) de modo a abarcar todos, tem de ser uma pessoa simples e desprendida para que se faça hóspede junto dos jovens.
Na educação dos jovens deve-se ter a preocupação de formar bons cristãos e bons cidadãos, ajudando-os a agir com responsabilidade, criatividade, sentido do dever e altruísmo. O educador da fé é aquele que ajuda as pessoas a tornarem-se generativas. O bom educador é aquele que, em vez de apresentar soluções, tem antes a capacidade de criar relações e de activar competências para um agir generativo e responsável.

Para além dos trabalhos da Conferência Geral, estes dias são ainda aproveitados para reuniões e contactos paralelos tendo em vista a organização, o funcionamento e os compromissos das diversas entidades (Províncias, Regiões e Distritos) da Congregação.
A liturgia do dia de hoje esteve a cargo do continenteeuropeu. De salientar que o Pe. Roberto Viana, de Portugal, tem tido mãos para todos os continentes, assegurando com mestria o acompanhamento dos cânticos no órgão de tubos da igreja do Herz Jesu Kloster.

Zeferino Policarpo, scj

últimas notícias
22/08/2014
Falecimento do Irmão Amadeu Gomes Teixeira
14/08/2014
Notícias de Aveiro: novos noviços e celebração do 12 de Agosto
14/08/2014
A Igreja do Loreto e o Sínodo dos Bispos sobre a Família
12/08/2014
Encontro Europeu da Juventude Dehoniana - Agradecimento
11/08/2014
EEJD - Dias 09-10 de Agosto: A Paz envia-nos
09/08/2014
EEJD - Dia 08 de Agosto: A Paz como Reconciliação
08/08/2014
EEJD - Dia 07 de Agosto: A Paz como Partilha
07/08/2014
EEJD – Dia 06 de Agosto: Fátima e a Paz
06/08/2014
EEJD - Dia 05 de Agosto: Os jovens e a cultura da Paz
05/08/2014
EEJD - Dia 04 de Agosto: Os lugares da Paz e da Reconciliação

 
 

© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org