início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
arquivo
 
notícias do ano 2014
notícias do ano 2013
notícias do ano 2012
notícias do ano 2011
notícias do ano 2010
notícias do ano 2009
notícias do ano 2008
notícias do ano 2007
notícias do ano 2006
notícias do ano 2005
notícias do ano 2004
notícias do ano 2003
notícias do ano 2002
19/07/2012
Notas da Conferência Geral – 4 imprimir

Nestes dias de Conferência Geral o sol tem demorado a aquecer a imensa floresta que rodeia esta linda cidade de Neustadt. Hoje não foi diferente, uma ligeira brisa e o sol teimoso em aparecer, convidaram, logo pela manhã, a tirarmos das nossas malas roupas um pouco mais quentes. Para a altura do ano não é normal este clima, mas também aqui se sente algumas mudanças climatéricas, explicou o Pe. Heiner Wilmer, Superior Provincial da Alemanha.

Depois de uma breve oração da manhã, fomos convidados a “entrar” em realidades concretas onde este tema “Educare” se vive de forma muito particular e onde cada Dehoniano procura expressar de forma original a herança do Padre Dehon: “estar onde é necessário”.
Trabalhámos por grupos linguísticos: os que entendiam italiano, francês, inglês e polaco. E em momentos diferentes cada grupo durante meia hora pôde constatar diferentes modos de “educare”, viajando pela Ásia, África, Europa e América.

Da Europa veio um exemplo da Moldávia, apresentado pelos padres Zdzislaw Smiertka e Piotr Kuszman. Lá trabalham outros Dehonianos polacos. Pelas circunstâncias politicas e religiosas, quer pelas guerras vividas muito recentemente, querpelo facto de os cristãos serem em número muito reduzido, os Dehonianos procuram orientar a sua pastoral numa vertente social no acolhimento de crianças abandonadas ou órfãos, desenvolvimento de dons artísticos do jovens, e formação nas capacidades técnicas em marcenaria, serralharia, mecânica e agricultura. Recentemente abriram um centro de saúde com o objectivo de socorrer as classes mais vulneráveis: crianças e idosos.
Da Ásia veio o Pe. Arthur Palamine Guevara, das Filipinas, que nos apresentou a origem e objectivos de uma ONG (Organização Não Governamental) Dehoniana, a “Kasanag Daughters Foundation” que se dedica ao acompanhamento e inserção de jovens vítimas de abusos sexuais. Junto da Justiça denunciam e alertam para os casos existentes. Com eles trabalham um vasto grupo de voluntários, psicólogos e advogados. A escola por eles criada é também espaço de terapia, de formaçãointelectual e de preparação para uma inserção destas jovens na sociedade. Aqui, disse o Pe. Guevara, não se olha nem à religião, nem à classe a que a pessoa pertence, mas sim a pessoa enquanto tal, ao jeito do Padre Dehon.

Depois continuámos a viagem à América Latina, mais propriamente à Argentina. O Pe.Juan Domingos Griffone, falou-nos da Missão Jovem Dehoniana, como nasceu e como ainda hoje continua actual. Fez o jogo da teia, preparado e sugerido pelos jovens argentinos, demostrando a importância da unidade para sustentar grandes responsabilidades.

Por último, viajámos até ao coração da África, no Congo. O Pe. Zénon Sendeke Mouzho falou-nos de algumas iniciativas junto dos jovens das grandes cidades: formação, promoção da leitura, informática, cursos de espiritualidade e trabalho junto dos meninos da rua. Iniciativas que envolvem a grande maioria das comunidades Dehonianas presentes naquele país.

Depois do almoço, e divididos por grupos fomos convidados a individualizar as urgências, as estratégias e as atitudes do dehoniano educador em três espaços privilegiados: mass-media, escola/universidade e paróquia.

Por ser o “Dia da Africa” na orientação dos nossos diversos momentos de oração, coube ao Pe. Zénon Sendeke Mouzho presidir à Eucaristia. Na homilia, o Pe. Mário Cuomo, de Madagáscar, relembrou a centralidade da nossa espiritualidade do Coração de Jesus, que não só devemos viver, mas também testemunhar, vivendo com o Coração e para o Coração.

Amândio Rocha, scj

últimas notícias
19/07/2014
Porto: Noites de Teatro
17/07/2014
Um Porto de Ordenações
12/07/2014
Jovens Dehonianos recebem o Sacramento da Ordem
08/07/2014
Caminho de Santiago
07/07/2014
Na Rota do Romântico
01/07/2014
Seminário Missionário Padre Dehon no Coração de Jesus
01/07/2014
Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. António Santos
01/07/2014
Solenidade do Coração de Jesus em Alfragide
25/06/2014
Encontro de Dehonianos +60
24/06/2014
Flashes de Nampula

 
 

© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org