Novas do… noviciado

Natal. Foi preparado vivendo o tempo de Advento o melhor possível: projecto de grupo, projecto pessoal, símbolos, animação litúrgica, canto do Akatistos, dia retiro. Chegado o Natal, foi a construção dos presépios, o limpar e engalanar da casa, a preparação das iguarias próprias da quadra. A Missa do Galo foi em Eixo, como é tradição. No dia de Natal, canto de Vésperas com as Irmãs Carmelitas que, no final, nos receberam no locutório, ao som de um cântico de Natal, presenteando-nos com um pequenino e delicado presépio construído por elas numa cabacinha.

Dia da Província. Pela primeira vez, os noviços participaram na festa da Província celebrada em Alfragide, a 27 de Dezembro. Valeu-nos a generosidade de umas irmãs que nos emprestaram uma carrinha, o que facilitou o transporte. Depois da festa, ainda pudemos visitar a comunidade de Forte da Casa, onde o Pe. Gil nos mostrou os seus presépios e nos presenteou com doces e bebidas.

29 de Dezembro. Dupla festa: aniversário natalício do Superior, Pe. António Correia e festa da zona norte da Província, com a presença de quase todos os confrades. Missa solene, almoço, loto (com o "ditador" profissional) e Vésperas.

Reveillon. O reveillon dos noviços foi animado. Ceia "à maneira", com formigos, arroz doce, aletria e muitas outras iguarias preparadas pelos ditos; oração apropriada; convívio com loto; champanhe e passas… na passagem de ano.

Encontro com os pais. Ocorreu a 2 de Janeiro. Estiveram presentes quase todos os pais e mais alguns familiares dos noviços. Foi ocasião de viver juntos um dia do tempo de Natal, de matar saudades e trocar impressões. Houve Missa solene, almoço preparado pelos noviços, sessão de fotografias em power-point sobre a vida no noviciado, com breve colóquio. Antes da partida, ainda houve um momento de oração e merenda. Mas não conseguimos acabar todas os aperitivos
e sobremesas que os noviços preparam ou os pais trouxeram. A vida continuará muito doce por mais alguns dias.

Encontro nacional. De quatro a sete de Janeiro, os noviços estarão em Fátima, acompanhados pelo Superior, para um curso sobre "Afectividade e Vida Consagrada".

| Fernando Fonseca, scj |

plugins premium WordPress