Noviciado: encontro com os pais dos noviços

No domingo, dia 4 de Setembro, realizou-se o primeiro encontro com os pais dos 10 jovens que, a 10 de Agosto entraram no noviciado. Vieram os pais de oito jovens, os naturais do Continente. Compreensivelmente não puderam estar os pais dos dois jovens madeirenses. Mas o mestre pôde encontrá-los durante uma recente viagem à Madeira.

Os pais chegaram pelas 10:30 horas. Pelas 11:00 horas, celebrou-se a Eucaristia, com uma homilia adequada à circunstância. Seguiu-se o almoço, oferecido pela casa, mas onde todos puderam partilhar das muitas coisas boas que os pais trouxeram.

Pelas 15:00, foi projectado um vídeo, preparado pelos noviços, sobre o noviciado e sobre a vida e actividades do mesmo. Seguiu-se um período de perguntas e respostas, e uma conversa do mestre sobre os objectivos, os conteúdos e os meios de formação no noviciado e sobre outros assuntos de interesse para os pais.

Pelas 17:00, houve um momento de oração mariana, seguida de merenda. Depois, uns após os outros, os pais foram-se despedindo e regressando às suas casas, certamente mais elucidados sobre a experiência que os filhos estão a fazer, e mais comprometidos a colaborar nela, o que é cada vez mais importante em toda a pastoral vocacional e na formação para a vida religiosa.

| Fernando Fonseca, scj |

plugins premium WordPress