Novo Governo Provincial

Tomada de posse

A 1 de Julho de 2003, entrou em funções o novo Governo da Província Portuguesa SCJ, constituído pelo Pe. Manuel Barbosa (Superior Provincial), Pe. José Agostinho, Pe. Zeferino, Pe David, Pe. Agostinho Pinto (Conselheiros), Pe. Manuel Chícharo (Ecónomo) e Pe. Garrido (Secretário). A cerimónia de tomada de posse do Superior Provincial e respectivos Conselheiros teve lugar durante a celebração da Eucaristia na capela do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide. Ao acto juntaram-se os membros da comunidade e outros representantes de várias comunidades dehonianas da Província. A celebração foi presidida pelo Superior Geral, o Pe. José Ornelas. Escutado o Evangelho seguiu-se a fórmula de juramente pronunciada pelo Pe. Manuel Barbosa e a leitura e assinatura da acta da tomada de posse. No momento da homilia, o Pe. Ornelas e o Pe. Barbosa dirigiram a palavra à assembleia. O Pe. Barbosa evidenciou alguns aspectos e prioridades a ter em conta no próximo triénio de governo da Província, baseando-se sobretudo nas orientações e nos documentos do recente Capítulo Geral da Congregação e na situação concreta que a Província está a viver.
Seguiu-se o almoço festivo, no qual participou também o bispo D. Tomás, auxiliar do Patriarcado. No final da refeição, durante o café, houve a troca de prendas. O Superior da comunidade, o Pe. Isildo, entregou ao Pe. Provincial uma lembrança, expressão de gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Pe. Manuel Barbosa ao longo dos anos em que lá viveu, como membro da comunidadde. Depois foi também a vez do Pe. Manuel Barbosa entregar ao Superior Geral uma oferta, em nome de toda a Província.

Ao trabalho

O novo Conselho, mesmo antes de tomar posse, foi já adiantando alguns pontos da vasta agenda de trabalho. No dia anterior, 30 de Junho, realizara-se, na parte da tarde, uma reunião conjunta entre o Conselho novo e o antigo, presidida pelo Pe. David, Superior Provincial em exercício. Na reunião participou também o Pe. Ornelas, Superior Geral. A transmissão do testemunho concluiu-se com um fraterno jantar num dos restaurantes do Monsanto…
A 1 de Julho o Conselho Provincial reuniu-se, na parte da manhã, no Seminário de Alfragide, e na parte da tarde, na Casa Provincial, prolongando-se também pela noite dentro, até altas horas…
A próxima reunião do Conselho Provincial está marcada para o dia 18 de Julho, na Casa Provincial.

Visitas

No dia 1 de Julho a Casa Provincial e o Seminário de Alfragide foram ponto de chegada e de partida para alguns dos nossos confrades. De Roma vieram o Pe. João Chaves, o Pe. Héctor, dehoniano da Província da Argentina, e o Pe. José Muluta, sacerdote diocesano de Moçambique.
De Madagáscar chegou o Pe. Álvaro, em gozo de merecidas e repousantes férias. Por outro lado, de partida para Madagáscar está o Pe. Alcindo que concluiu o seu período de férias em Portugal.
 

| José Agostinho, scj |

plugins premium WordPress