Novo Superior Provincial

O Governo Geral, reunido na tarde do dia 13 de Junho de 2003, sob a presidência do Superior Geral, Pe. José Ornelas Carvalho, nomeou o Pe. Manuel Joaquim Gomes Barbosa como Superior Provincial da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, após consulta feita aos dehonianos da Província.
O Pe. Manuel Barbosa sucede, assim, ao Pe. José Ornelas Carvalho que fora eleito Superior Geral da Congregação no passado dia 27 de Maio, no decorrer do XXI Capítulo Geral que se realizava em Roma

O Pe. Manuel Barbosa é natural de Crestuma – Vila Nova de Gaia. Nasceu a 15 de Dezembro de 1957, filho de Augusto Fernandes Barbosa e de Maria Augusta Gomes de Oliveira.
Frequentou o Seminário Missionário Pe. Dehon (Fânzeres, Gondomar) e o Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra. Em 1976 iniciou, na Casa Sagrado Coração, em Aveiro, o ano de noviciado,  emitindo a Profissão Religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, a 7 de Outubro de 1977 e a Profissão Perpétua a 29 de Setembro de 1981. Completou os estudos teológicos na Universidade Católica Portuguesa e foi ordenado sacerdote a 12 de Agosto de 1984, no Seminário Missionário Padre Dehon.
Fez o Mestrado em Teologia Dogmática, na Universidade Católica Portuguesa e foi Assistente na mesma Universidade, leccionando na área da Eclesiologia, entre outras. Desempenhou as funções de Capelão Militar na Força Aérea Portuguesa, durante dois anos. A partir de 1990 estudou Teologia Sistemática, no Instituto Católico de Paris e na Universidade da Sorbonne, também em Paris, onde obteve o Diploma de Estudos Aprofundados. Ao mesmo tempo prestou assistência religiosa aos emigrantes portugueses na diocese de Evry-Corbeil-Essonnes.
A 1 de Julho de 2000 tornou-se Conselheiro Provincial e vice-Reitor do Seminário de Nossa Senhora de Fátima (escolasticado), em Alfragide. É Director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, desde Novembro de 2001
O Pe. Manuel Barbosa participou no XXI Capítulo Geral da Congregação (realizado em Roma de 12 de Maio a 13 de Junho de 2003), na qualidade de primeiro delegado da Província Portuguesa.

Os restantes membros do Governo Provincial são os seguintes:
– Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa – 1º Conselheiro
– Pe. José Zeferino Policarpo Ferreira – 2º Conselheiro
– Pe. José David Quintal Vieira – 3º Conselheiro
– Pe. Agostinho Pinto – 4º Conselheiro
– Pe. Manuel de Nóbrega Chícharo – Ecónomo Provincial
O Pe. Joaquim Manuel Garrido Mendes continua a desempenhar as funções de Secretário Provincial.

O novo Governo Provincial tomará posse no próximo dia 1 de Julho.

carta de nomeação >>>

| Zeferino Policarpo, scj |

plugins premium WordPress