O berço da Congregação

Hoje, 19 de Julho, os capitulares europeus apresentaram o último relatório continental. “A Europa enfrenta uma situação complexa”, disse o P. José Agostinho de Figueiredo Sousa, Superior Provincial de Portugal. “Existem muitos desafios sociais, mas esta é a realidade em que vivemos e nela devemos agir como Dehonianos”.

A Europa é o berço da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus e é, tradicionalmente, o seu centro. Sede das primeiras Províncias da Congregação, é o trampolim a partir do qual o carisma Dehoniano se difundiu pelo mundo. Hoje os Dehonianos da Europa interrogam-se: “Quem somos nós agora? Como é que nós, Dehonianos, somos chamados a estar presentes na realidade actual?”

 

Como ser uma voz positiva?

A Congregação está a diminuir na Europa. As vocações baixaram e a idade média dos confrades, na maioria das Entidades, aumentou. Os recursos financeiros também estão a diminuir. Os grandes edifícios, que antes estavam cheios de estudantes que se preparavam para a vida religiosa e para o sacerdócio, agora estão vazios ou habitados por uma pequena comunidade.

No entanto, num mundo que parece cada vez mais dividido, a mensagem Dehoniana é ainda muito significativa.

A Congregação tem um legado histórico na Europa que não se encontra apenas nos seus edifícios ou outras fundações. “Está na rica herança do nosso povo, do nosso carisma”, disse o P. José Agostinho. “Somos profetas do amor e servidores da reconciliação”.

 

Riqueza de recursos

A Europa possui uma forte história de formação espiritual, teológica e intelectual. Florescem iniciativas de voluntariado que proporcionam aos jovens uma oportunidade não apenas para o “turismo missionário”, mas sobretudo “um verdadeiro caminho para a formação e o crescimento autênticos”, disse o P. Stefano Zamboni, da Província da Itália do Norte. Os Superiores Maiores do continente reúnem-se regularmente; existem programas conjuntos de formação. A Europa tem uma Comissão Teológica Dehoniana bastante activa.

Tal como os outros continentes mencionaram nos seus relatórios de terça e quarta-feira, a internacionalidade e a interculturalidade são questões importantes para os SCJ na Europa. Como é que a Congregação – em todo o mundo – pode viver e colaborar em conjunto, como irmãos, e não apenas como turistas e hóspedes?

E como pode ser uma voz positiva num mundo que, por vezes, luta contra o multiculturalismo?

 

Começa o processo eleitoral

Na parte da tarde, o Capítulo deu início ao processo para eleição do próximo Superior Geral. O selo branco da Congregação, símbolo da autoridade do Superior Geral, foi colocado ao lado da urna e da Bíblia, na parte da frente do auditório.

Os membros do Capítulo cantaram o Veni Creator Spiritus e o P. Stefan Tertünte, moderador, apresentou alguns esclarecimentos sobre o processo eleitoral. A tarde foi dedicada à reflexão e à oração, individualmente ou com outros. Antes de terminar o dia, os capitulares regressaram ao auditório para propor três nomes no boletim de voto, por ordem de preferência. Este é um voto de discernimento; os resultados serão distribuídos aos capitulares durante a noite.

A verdadeira eleição canónica do Superior Geral começará amanhã, 20 de Julho.

 

 

[FAG id=11257]

plugins premium WordPress