Print Friendly, PDF & Email

No passado dia 1 de dezembro, a Associação dos Antigos Alunos do Seminário Missionário Pe. Dehon (AAASMPD) levou a cabo mais uma iniciativa de rememoração das experiências vividas pelos seus antigos alunos. Desta vez foi o jantar de Natal. Ora, este evento, só por si, já é uma “desculpa” válida para regressarmos ao Seminário Pe. Dehon.

Assim, por volta das 20 horas, já se encontravam alguns antigos alunos e seus familiares. Por isso, este encontro é um momento de reunião em que os familiares (esposas, filhos…) podem sentir o Natal que era vivido então.

Antes do início do jantar, o Superior do Seminário Pe. Dehon deu as boas-vindas a todos e relembrou-nos, antigos alunos e familiares, da participação da Associação dos Antigos Alunos (AAASMPD), em Setembro, no auxílio da construção de um parque infantil em Luau, Angola. Esta experiência foi de tal forma marcante que, no próximo ano, se irá repetir e não se circunscreverá a um único mês do ano.

Após este acolhimento deu-se, portanto, início ao jantar com a bênção dos alimentos de que íamos desfrutar, devido ao dom que Deus deu ao antigo aluno Armindo e à sua esposa. Nesse sentido, pudemos degustar o bacalhau com natas e reconfortar o estômago com as sobremesas típicas desta época.

Revigorados pelas sobremesas, o Pe. Loureiro deu início ao cantarolar dos números do Loto/Bingo. O famigerado jogo, que todos se lembram pelas lembranças/prémios que se recebia, foi levado a cabo. Momento de recordações de como, à época, a vontade de fazer quina, dezena, bingo levava a que alguns ficassem mais tristes, pois aprendia-se a respeitar que nem sempre se conseguia ganhar.

O convívio terminou com a aplicação das aprendizagens do tempo de seminário. Ou seja, o refeitório esteve esta noite ao nosso serviço e, como tal, ajudamos a arrumar e a lavar a louça, em sinal de agradecimento e respeito pelo tratamento que sempre tivemos pela comunidade do Seminário Pe. Dehon (confrades e funcionárias do refeitório).

Após as despedidas, ficamos à espera da(s) próxima(s) actividade(s) da AAASMPD para um novo reencontro, sempre à espera que apareça alguém que não tem aparecido.

Luís Couto, antigo aluno dos anos 1993-1996