Ordenação Diaconal de Andrés Rafael de Abreu Catanho

No próximo Domingo, dia 26 de Novembro, ocorrendo a Solenidade de “Cristo Rei”, a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) celebrará o 50º aniversário da criação do seu Escolasticado.

Inicialmente a funcionar no Prior Velho, Sacavém, a Comunidade formadora dos Confrades estudantes universitários do curso de Teologia reside, desde 29 de Novembro de 1969, em Alfragide, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

Por ocasião desta efeméride, na concelebração eucarística marcada para as 16:00, na capela do Seminário, será ordenado Diácono o nosso Confrade Andrés Rafael de Abreu Catanho, sendo a sua Ordenação conferida pelo Bispo Emérito de Angra, D. António Braga.

O Andrés Rafael, filho de José Avelino de Abreu e Maria Teresa Catanho Abreu, nasceu a 29 de Novembro de 1988, em Caracas, Venezuela, e foi baptizado a 22 de Outubro do mesmo ano, na Paróquia de Santa Rosa de Lima, de Caracas.

Foi crismado a 12 de Junho de 2004, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Funchal.

Frequentou o Colégio Missionário Sagrado Coração, no Funchal, de 2002 a 2008, completando o Ensino Secundário. Prosseguiu a sua formação no Centro Dehoniano, no Porto, tendo começado o Mestrado Integrado em Teologia.

Iniciou o ano de Noviciado, na Casa Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, a 20 de Agosto de 2009, realizando a sua Profissão Religiosa a 12 de Setembro do ano seguinte, na capela da Casa do Sagrado Coração, em Esgueira, Cidade e Diocese de Aveiro.

No Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, continuou o MIT, tendo concluído a lecionação no ano lectivo de 2016-2017, encontrando-se a concluir a dissertação final.

De 2013 a 2015, fez o seu Estágio de Vida Religiosa em Angola.

A 10 de Setembro de 2016, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, fez a sua Profissão Perpétua.

Foi instituído no Ministério dos Leitores a 14 de Março de 2016, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, e no Ministério dos Acólitos a 29 de Novembro do mesmo ano, no mesmo Seminário.

Frequenta o Ano Pastoral no Seminário Maior do Patriarcado de Lisboa.

Foi admitido à Ordenação Diaconal pelo Superior Provincial, Padre José Agostinho de Figueiredo Sousa, com o consentimento do seu Conselho, na 518ª sessão do Conselho Provincial, a 4 de Outubro de 2017, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Unimo-nos ao Andrés Rafael de Abreu Catanho na oração e na amizade, desejando desde já um feliz serviço à Igreja de Jesus.

Como é habitual, as portas do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, estarão abertas a todos os Confrades, Familiares, Benfeitores e Amigos que queiram unir-se nesta celebração de acção de graças.

P. António Pedro Monteiro,
Secretário Provincial

plugins premium WordPress