Panamá in Douro

No passado fim de semana, dias 26 e 27 de janeiro, realizou-se, na cidade de Gondomar, o encontro do Panamá in Douro, que reuniu, aproximadamente, 2000 jovens de Portugal. Nesse encontro, os jovens tiveram a oportunidade de participar em inúmeras atividades nas diversas paróquias e comunidades religiosas de Gondomar. A nossa comunidade, Seminário Missionário Padre Dehon, foi uma das que teve o privilégio e a honra de os acolher.

O Seminário Missionário Padre Dehon viu a sua capela totalmente cheia com 250 jovens, que escutavam uma catequese sobre Maria, orientada por D. Pio Alves, bispo auxiliar da Diocese do Porto. Os jovens chegaram por volta das 10:00h da manhã e partiram numa caminhada para o Pavilhao Multiusos, sede das atividades, às 13:00.

Durante a catequese, o bispo fez uma analogia entre o discernimento vocacional de Maria e o dos jovens, salientando que os jovens não devem ter medo de questionar qual a sua missão na terra, como Maria também não teve: «não tenhas medo de perguntar qual é a tua função neste mundo, mantém todas as possibilidades em aberto, como Maria. Ela também questionou e depois disse sim».

Depois da catequese, que demorou cerca de uma hora, os jovens partilharam o almoço nos jardins do seminário, aproveitando o dia solarengo e muito agradável que se fazia sentir.

Nuno Gomes, seminarista dehoniano

 

plugins premium WordPress