início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
formação
 
colgio missionrio
seminrio missionrio padre dehon
instituto missionrio s. corao
centro dehoniano
casa sagrado corao
seminrio nossa senhora de ftima
paróquias
 
diocese do porto
diocese de aveiro
diocese de coimbra
diocese de lisboa
diocese do algarve
diocese do funchal
diocese de angra
juventude
 
pastoral vocacional
pastoral juvenil
ensino
 
colgio infante
escola da APEL
universidade
social
 
obra ABC
centros paroquiais
leigos voluntrios
missões
 
grupos missionrios
moambique
madagscar
ndia
angola
centros de espiritualidade
 
igreja do loreto - lisboa
centro missionrio - aores
betnia - porto
outras actividades
 
servios diversos

 

colgio missionrio imprimir

Em 1946, chegaram a Portugal os primeiros Dehonianos da Província Italiana, para implantar no nosso país a Congregação, que teria como um dos seus objectivos preparar missionários para Moçambique

Foi assim que chegaram a Lisboa, em fins de 1946, desprovidos de meios e sem planos definidos, os primeiros padres encarregados dessa missão: o Pe Ângelo Colombo e o Pe Gastão Canova. Este chegou a 27 de Dezembro e o Pe Colombo a 29 do mesmo mês. O destino era a Ilha da Madeira, onde desembarcaram a 17 de Janeiro de 1947.

Por indicação do Bispo do Funchal, D. António Manuel Pereira Ribeiro, foram instalar-se na Escola de Artes e Ofícios. Aí prestariam assistência, aprenderiam a língua e aguardariam que, com o tempo, se definissem melhor os objectivos da sua missão.

Em poucas semanas, tornou-se conhecida a sua presença na ilha, constando também que pretendiam abrir um seminário. Passados poucos meses, apresentaram-se espontaneamente alguns candidatos, facto considerado como uma clara indicação da Providência. Deram-se os primeiros passos em ordem à abertura de um seminário, o que veio efectivamente a acontecer em Outubro de 1948, quando, precisamente no dia 17, ao tempo festa litúrgica de Santa Margarida Maria, se inaugurou, com 10 alunos e na maior simplicidade e pobreza, o Colégio Missionário do Sagrado Coração, numa quinta situada no Caminho do Monte. Estava, assim, implantada a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em terra portuguesa.

Rodeado, desde o princípio, de extraordinária simpatia popular e gozando do precioso apoio do venerando Prelado, o Colégio Missionário cresceu e desenvolveu-se num clima de simplicidade, entusiasmo e espírito de sacrifício. A disponibilidade e o espírito de serviço dos primeiros padres tornaram-se notórios na Diocese e marcaram um estilo que veio a reflectir-se nas obras que se seguiram.
 

 

A dor segue de perto a alegria.

Leão Dehon

Colégio Missionário Sagrado Coração - Funchal


Pátio interno do Colégio Missionário



© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org