início início congregação congregação província província comunidades comunidades pessoas pessoas pastoral pastoral
bilbioteca biblioteca agenda agenda/efemérides opinião opinião ligações  ligações
formação
 
colgio missionrio
seminrio missionrio padre dehon
instituto missionrio s. corao
centro dehoniano
casa sagrado corao
seminrio nossa senhora de ftima
paróquias
 
diocese do porto
diocese de aveiro
diocese de coimbra
diocese de lisboa
diocese do algarve
diocese do funchal
diocese de angra
juventude
 
pastoral vocacional
pastoral juvenil
ensino
 
colgio infante
escola da APEL
universidade
social
 
obra ABC
centros paroquiais
leigos voluntrios
missões
 
grupos missionrios
moambique
madagscar
ndia
angola
centros de espiritualidade
 
igreja do loreto - lisboa
centro missionrio - aores
betnia - porto
outras actividades
 
servios diversos

 

obra ABC imprimir

Foi no ano de 1963 que o Pe. Ivo Tonelli acabou por fundar a Obra ABC, deixando como data simbólica da fundação o dia 8 de Dezembro. O Pe. Ivo encontrou no apostolado social uma das formas mais significativas de fidelidade ao carisma do Fundador da Congregação.
A ideia da fundação da Obra ABC surge ao Pe. Ivo quando ele ainda se encontrava a trabalhar em Coimbra, no ano lectivo de 1962-63. O objectivo era mesmo acolher e acompanhar rapazes pobres mas intelectualmente dotados, que mais tarde viessem a assumir influência cristã na sociedade.

No ano lectivo de 1963-64 o Pe. Ivo vem trabalhar para o recém criado Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Ermesinde, continuando aí a ideia da sua Obra. A primeira Casa ABC surgiu num amplo rés-do-chão situado em Águas Santas (Maia) e que terá servido de abrigo aos primeiros (nove, parece) rapazes da Obra.

Em 1968 o Pe. Ivo assume a necessidade de uma maior autonomia e separação da sua Obra em relação ao Seminário, que entretanto se transfere para as novas instalações da Portelinha. É assim que o Pe. Ivo não só muda a Obra de instalações como passa a viver em permanência na mesma. É nesta altura que arrenda duas pequenas casas em Rio Tinto, que lhe permitem melhorar as condições de habitação, mas também lhe possibilita o acolhimento de mais jovens.

É em 1974 que o Pe. Ivo consegue concretizar a compra de uma casa ampla, com bom espaço envolvente, embora carente de obras de restauro e também de ampliação. E no ano seguinte compra mais uma casa, praticamente em terreno contíguo, que lhe permite alargar o acolhimento também a meninas, o que vem a acontecer em 1976.

Os sonhos do Pe. Ivo não deixam de crescer. Agora que havia espaço, sonha com a possibilidade de construir uma casa de raiz que lhe permitisse acolher meia centena de crianças e adolescentes. Sonho que não chegou a realizar, porque o Senhor o chamou à sua presença a 21 de Março de 1982. Mas à sua morte a Obra é já uma realidade bem viva, acolhendo um bom grupo de rapazes e um, mais pequeno, de meninas. A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus acabou por assumir o projecto, dando assim cumprimento à vontade que o próprio Pe. Ivo.

Nestes últimos anos a Obra cresceu. Os edifícios foram renovados e ampliadas. Criaram-se novas estruturas de apoio e funcionamento. Dois religiosos dehonianos estão empenhados, a tempo inteiro, na condução dos destinos da Obra ABC.

 

 

Deus é amor. Fazendo-se homem, concentra todo o amor num coração humano.

Leão Dehon

 

Obra ABC - Rio Tinto (Porto)



© Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
R. Cidade de Tete, 10   .   1800-129 Lisboa - Portugal   .   Telefone: 218 540 900   .   E-mail: portugal@dehonianos.org
webmaster:
zeferino policarpo   -   zino@dehonianos.org