Peregrinação Dehoniana

Realizou-se no passado fim-de-semana (5 e 6 de Junho) a Peregrinação Dehoniana a Fátima. Um acontecimento que se realiza anualmente no 1º Domingo de Junho. Este ano teve como tema de reflexão e oração: Com Maria, abertos a Deus e à Missão.
Foram dois dias de celebração e de encontro de todos os que partilham a espiritualidade que o Padre Dehon nos deixou: religiosos dehonianos, outros consagrados, jovens dehonianos, grupos missionários, comunidades paroquiais e capelanias a nós confiadas, leigos voluntários dehonianos, benfeitores, antigos alunos…. Estiverem também presentes os noviços dehonianos de Espanha e respectivo mestre; o Pe. Luís Ernesto e o Pe. Agostinho Clemente, missionários em Madagáscar e o Pe. Aquilino, Ecónomo Geral da Congregação.
Alguns grupos chegaram no sábado, vindos dos Açores, Madeira, Norte de Portugal e Algarve. A partir das 14h30 participaram na Via-Sacra, a que se seguiu a Missa na capela do Calvário Húngaro. À noite, pelas 21h30, houve a reza do Terço na Capelinha das Aparições.
A manhã de domingo, dia 6, foi vivida no Santuário, com o terço às 10h15 presidido pelo Superior Provincial, Pe. Manuel Barbosa. Às 11h00 teve lugar a celebração da Eucaristia no recinto do Santuário, presidida pelo arcebispo de Huambo (Angola), seguindo-se a longa cerimónia da bênção da primeira pedra da Igreja da Santíssima Trindade.
A parte da tarde foi ocupada com o encontro no Centro Pastoral Paulo VI. O Superior Provincial abriu a sessão dando as boas-vindas às cerca de 4.000 pessoas que ali estavam reunidas. D. Manuel Quintas, bispo nomeado para a diocese de Faro, também dirigiu algumas palavras ao vasto auditório. Seguiu-se uma apresentação multimédia sobre o Pe. Dehon, a Congregação e a presença Dehoniana em Portugal. Depois os diversos grupos da família dehoniana puderam levar ao palco os temas que previamente tinham preparado. Os jovens religiosos de Alfragide asseguraram a animação musical ao longo de todo este encontro. Às 17h30, a procissão do Santíssimo, presidida pelo Pe. António Correia, Superior do Noviciado, serviu de conclusão a estes dois dias de presença dehoniana em Fátima. O próximo encontro já está marcado: será a 4 e 5 de Junho de 2005….

| Zeferino Policarpo, scj |
 

plugins premium WordPress