Print Friendly, PDF & Email

No dia 04 de junho de 2017 realizou-se mais uma vez a Peregrinação Nacional Dehoniana a Fátima.

Tendo como pano de fundo as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, a visita do Santo Padre e a consolidação da consciência de que fazemos parte da «Família Dehoniana», também este ano quisemos reunir-nos para dar graças a Deus pelo caminho percorrido, para adorar o Senhor Misericordioso e invocar a Sua Providência e Bênçãos para o caminho a percorrer e para as nossas famílias.

Sob o lema «Maria, nossa Mãe» da Madeira aos Açores, do Algarve a Lisboa, do Porto e Aveiro a Coimbra, todos nos dirigimos «apressadamente» a Fátima, uns de autocarro, outros em viatura própria e… outros de bicicleta. Uma maravilha! Pelas 10h recitámos o terço internacional na Capelinha das Aparições; às 11h celebrámos a Eucaristia no recinto presidida pelo Rev. Reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas.

Após o almoço, às 14.30h, reunimo-nos para um singelo, mas significativo convívio da Família Dehoniana. Estiveram cerca de 1900 pessoas em representação de diferentes grupos e movimentos dehonianos: Religiosos Dehonianos, Companhia Missionária, Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus, Consagradas, Grupos Missionários e Associados Missionários, Casais Dehonianos, Juventude Dehoniana, Associação dos Antigos Alunos do Seminário Padre Dehon e muitos outros amigos dehonianos. Foi uma festa intensa, cheia de cor e de emoção. Durante uma hora e vinte minutos, sob a apresentação da Ermelinda Silva e do P. Costa, desfilaram no palco canções, interpretadas pela Banda Spiritus, hinos missionários, pelo Grupo Missionário de Melres, variedades e uma Encenação muito linda e profunda intitulada «As Aparições de Maria» pelo Grupo de Teatro da Paróquia de Forte da Casa. Tivemos ainda a bênção da presença do nosso missionário P. Ricardo Teixeira, em gozo de férias e que nos ensinou qualquer coisa como «Xia-u-ah» (bom dia 😊). Os «peregrinos ciclistas» também manifestaram a sua alegria em participar desta forma original. Por fim as palavras do Superior Provincial, P. José Agostinho, que nos elucidou um pouco sobre a situação de algumas missões dehonianas e expressou o profundo sentimento de alegria por nos ver unidos a celebrar o Senhor, a Sua Mãe Maria Santíssima e a comunhão fraterna de tantos irmãos.

Finda a sessão recreativa no Centro Paulo VI, participámos da procissão do Santíssimo Sacramento e regressámos às nossas casas.

Fica aqui a nossa gratidão a todos os que permitiram que esta festa do encontro se pudesse realizar: santuário, religiosos, participantes, grupos convidados. Um grande obrigado à Ermelinda Silva pela sua disponibilidade, alegria, dehoneidade e classe na apresentação. Já fica o convite para participarmos todos o próximo ano. Vivat Cor Iesu, per Cor Mariae!

Francisco Costa

 

Peregrinação Nacional Dehoniana A Fátima

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar