Peregrinos de Deus

A 1 de Agosto partimos para a Alemanha, como previsto, para participar no encontro europeu de jovens dehonianos. Éramos 37, entre religiosos (7) e jovens membros ou de alguma forma ligados à Juventude Dehoniana (30). Vínhamos de Lisboa, Porto e Madeira e juntámo-nos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, para a celebração da missa do envio. Ficámos assim desde logo cientes de que não éramos um simples grupo de turistas que acidentalmente se juntavam, mas jovens que partiam em busca de algo mais profundo e autêntico. Na celebração o Superior Provincial desafiou-nos a isso mesmo: a partirmos com vontade de reflectir, aprofundar o nosso sentido de pertença a uma Europa unida em construção, a uma Igreja que se pretende cada vez mais vive e actuante, a uma família dehoniana que se deseja cada vez mais partilhada e dinâmica.

O encontro tinha por tema geral o SINT UNUM e desenvolveu-se em duas etapas distintas. Num primeira fase ficámos divididos em três grupos: Martental, Berlim e Neustadt (nós ficámos em Martental), depois juntámo-nos todos em Handrup. Marca significativa deste encontro foi exactamente a vivência do Sint Unum, da comunhão, da fraternidade: parecia que não havia barreiras linguísticas ou culturais capazes de impedir o convívio entre todos os jovens presentes.
Especial referência merece também a disponibilidade e fraternidade com que fomos acolhidos pelos confrades e jovens alemães. Foram inexcedíveis!
O encontro foi uma festa, de cânticos e cantigas, de danças. Para isso muito contribuiu o grupo português e o Pe. Zezinho e o seu grupo "Ir ao Povo".
No encontro houve oração e celebração. As de maior vivacidade e dinamismo foram as orientadas pelo grupo português.

Foi, em suma, um encontro muito intenso e intensivo. Valeu a pena. E está de parabéns o grupo português, pelo óptimo testemunho que deu de alegria, responsabilidade, generosidade e disponibilidade. Vimos de lá mais enriquecidos, mas também certos de em algo termos contribuído para o enriquecimento e rejuvenescimento do Instituto e da Igreja naquele país. Obrigado a todos quantos tornaram possível este encontro e a participação tão feliz destes jovens portugueses.

 

| José Agostinho F. Sousa, scj |

 

plugins premium WordPress