Print Friendly, PDF & Email

La Capelle/Bruxelas, 11 – 21 de Julho de 2004

Ao Superior Geral, P. José Ornelas Carvalho, scj,
Aos Superiores Provinciais,
E a todas as comunidades SCJ

Nós, SCJ dos Camarões, França, Alemanha, Moldávia, Polónia, Portugal, Rússia e Estados Unidos da América, que estamos a preparar-nos para a Profissão Perpétua na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, encontrámo-nos em La Capelle e em Bruxelas. Durante alguns dias, rezámos, vivemos, trabalhámos e fizemos experiência em conjunto do que é ser «Nós, Congregação» .
Estes poucos dias de experiência comunitária ajudaram-nos a voltar à fundação da nossa Congregação, à terra natal do Padre Dehon e a experimentar as riquezas da nossa Missão Dehoniana. Esta experiência ajudou-nos a apreciar o sentido de trabalhar juntos, conhecendo a nossa espiritualidade dehoniana, e a apreciar os trabalhos das nossas Províncias. Através desta reunião, percebemos a importância da vida comunitária para a nossa vocação. Ajudou-nos a permanecer solidários com os nossos irmãos e com os seus trabalhos pastorais.
Damos graças a Deus pela nossa vocação e pelo tempo que passámos juntos como Família Dehoniana. Estamos gratos por esta experiência, pelos esforços da Congregação, dos nossos encarregados de formação, dos tradutores, dos conferencistas e dos membros das comunidades de La Capelle, Bruxelas e Saint-Quentin, bem como a todos os que rezaram e caminharam connosco durante este tempo especial das nossas vidas. Queremos também expressar a nossa profunda gratidão ao Padre Joseph Furzon, scj, que coordenou estes dias.
Uma vez que esta experiência nos tocou tão profundamente, queremos que se promovam mais oportunidades para nos encontrarmos, para aprender uns com os outros, e apreciar o «Sint Unum» que o Padre Dehon nos ofereceu a nós, como Dehonianos. Queremos que este programa nos ofereça uma oportunidade para aprender mais sobre a vivência dos nossos votos, para conhecer as experiências dos nossos irmãos que participam neste programa e a expeiência do Padre Dehon. Desejamos que todos os confrades que se preparam para a Profissão Perpétua em toda a Congregação sejam convidados a participar neste programa. Se alguma das suas Províncias, não tiver a posibilidade de custear esta experiência, sugerimos que o Governo Geral tenha um fundo em ordem à realização desta proposta.
Como SCJ de todos os cantos do mundo, comprometemo-nos na missão do Padre Dehon, que nos chamou a viver em comunidade, a fazer uma opção preferencial pelos pobres e a levar a mensagem de amor do Evangelho a todos os povos.

No Coração de Jesus,

Os participantes na Preparação para a Profissão Perpétua