Quem são os Dehonianos?

O que significa ser Dehoniano? A Congregação está envolvida em muitos serviços pastorais em várias partes do mundo, tal como outras comunidades religiosas. O que distingue o ministério Dehoniano do dos Jesuítas, Beneditinos, Dominicanos ou diocesanos?

Para entender o carisma Dehoniano – a espiritualidade Dehoniana – o primeiro passo é perguntar a si mesmo: “O que significa ser Dehoniano?”.

 

O Centro de Estudos Dehonianos

O Centro de Estudos Dehonianos é um recurso muito importante para a compreensão da espiritualidade Dehoniana. O Pe. Stefan Tertünte, Director deste Centro, apresentou algumas das atividades que ali se realizam. Um dos trabalhos mais importantes foi desenvolver a plataforma “DehonDocs”, um arquivo online que pode ser consultado para fazer pesquisas nos escritos do Padre Leão Dehon e em estudos relativos ao Fundador.

O Centro oferece também um programa de bolsas de estudo. Actualmente, dois confrades – um da Índia e outro do Brasil – estão a iniciar o quarto ano de estudo dos cinco que estão programados. No final do programa os dois bolsistas terão um extenso conhecimento sobre o Fundador e sobre os seus escritos. E depois disso? “Como é que eles poderão rentabilizar todas as suas competências?”, perguntou o P. Stefan.

 

Ter espírito missionário

O que significa ser um Dehoniano? O P. Paulus Sugino, lembrou aos capitulares que ser Dehoniano inclui também o chamamento para as missões. No entanto, é um chamamento que exige recursos financeiros e humanos. Como é que a Congregação pode apoiar adequadamente as missões?

Os capitulares reflectiram sobre estas questões. A grande maioria sustenta que o compromisso missionário está no centro do que significa ser Dehoniano. Deve ser dada prioridade ao fortalecimento das novas missões que já estão em andamento. A planificação estratégica é vital para que uma missão disponha de pessoal e de recursos financeiros adequados para os próximos anos.

Muitos grupos estão de acordo com a ideia de instituir o Dia da Missão Dehoniana, a ser celebrado não apenas entre os Dehonianos, mas também com toda a grande Família Dehoniana e com aqueles a quem se dirige o nosso trabalho pastoral.

 

[FAG id=11257]

plugins premium WordPress