Semana da Província – Crónica do dia 24

Semana da Província – Crónica do dia 24 – 24-abril-2003
Depois do pequeno almoço, seguindo o ritmo normal da Semana, houve a oração de Laudes, presididas pelo P. Constantino Tiago.
Às 9.30h, como mandam as regras, foram reiniciados os trabalhos, com uma exposição do Dr. Carlos Liz, sobre "A experiência da fragmentação e os compromissos da fé". Resumidamente, foram abordados temas sobre Portugal, Igreja, juventude, fragmentação, moderadores emocionais. Esta sessão foi moderada pelo P. Adérito.
A seguir ao intervalo, houve um painel em que foram intervenientes os PP. Humberto Martins e José Miguel, este último Director do Pré-Seminário do Patriarcado de Lisboa. Esta sessão moderada pelo P. Manuel Barbosa, subordinava-se ao tema "Outras experiências de Pastoral Vocacional", tendo o P. Humberto apresentado uma longa investigação feita neste sentido, no âmbito das várias dioceses portuguesas e outras congregações masculinas. Como se depreende da sua proveniência, o P. José Miguel falou-nos da experiência de Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa.
A Adoração e Hora Intermédia foi presidida pelo P. José Augusto.
Depois do almoço, e do descanso que se lhe seguiu, foram retomados os trabalhos. Numa sessão com o tema "Proposta Vocacional Dehoniana", em que foi moderador o P. Saturino e orador o P. Fernando Fonseca. O tema tratou da forma de fazer Pastoral Vocacional, à maneira dehoniana, com um forte acompanhamento dos candidatos, acentuando a ideia de Deus Amor. Antes de terminar a sessão, fomos divididos em grupos. O trabalho de grupo foi distibuído e apresentado pelo P. Adérito.
Ainda antes do lanche, foi tempo de fazer a tradicional foto de família, em que não houve falta de máquinas de fotografar.
O trabalho de grupos já apresentado foi realizado a seguir à merenda.
A Eucaristia foi presidida por D. Manuel Neto Quintas que, na sua reflexão, nos chamou a atenção para que toda a nossa pastoral fosse vocacional, fortemente centrada na pessoa de Jesus Cristo.
A seguir ao jantar, o tempo ficou livre e quem quis pôde ver os jogos de futebol da digressão das equipas portuguesas pela Europa. O Conselho Provincial reuniu ainda com as equipas educadoras/formadoras do Seminário Padre Dehon, do Colégio Missionário, do Instituto Missionário e da Casa Sagrado Coração.

| Ricardo Freire |

plugins premium WordPress