“Te Deum” na Igreja do Loreto em Lisboa

Integrado nas Comemorações do Quinto Centenário da Fundação da Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, realizou-se um Concerto pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Foi cantado o “Te Deum” do compositor italiano Giuseppe Totti. Essa obra já fora executada pela primeira vez, na Igreja do Loreto, no dia 15 de Abril de 1795.

“Te Deum laudamus” significa “Nós vos louvamos”. Costuma ser cantado em momentos de Acção de Graças pelos dons recebidos de Deus. Poder celebrar os 500 anos desta Igreja é uma graça que agradecemos a Deus de todo o coração.

O Concerto atraiu muitos ouvintes atentos e interessados. Um grande Coro e uma poderosa Orquestra deram vida a uma obra musical valiosa de 1795, dos tempos da reconstrução da Igreja do Loreto, abalada pelo terramoto de 1755 e destruída pelo terrível incêndio que se manifestou dois dias depois.

A Igreja ficou completamente repleta de ouvintes – italianos, portugueses e estrangeiros – e muitos outros queriam entrar, mas não foi possível, por motivos de segurança.

Registámos a presença do Sr. Núncio Apostólico, do Superior Provincial dos Dehonianos, dos Sacerdotes Dehonianos que trabalham nesta Igreja, do Senhor Embaixador de Itália, do pessoal da Embaixada e do Instituto de Cultura Italiano, da representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Junta Administrativa da Igreja do Loreto e de muitas pessoas que se dedicam e ajudam esta Igreja ou a frequentam.

Mais pessoas queriam entrar para escutar o canto do “Te Deum”, mas não foi possível, por limitação de espaço.

Outras iniciativas culturais e religiosas vão realizar-se até ao dia do encerramento das comemorações.

Podemos já apontar que o Encerramento solene das comemorações dos 500 anos da Fundação do Loreto vai realizar-se no dia 07 de Abril próximo, com Solene Concelebração Eucarística, pelas 10h30.

Mais pormenores serão dados a seu tempo.

Pe. Francesco, Pe Paolo e Pe. Manuel no Loreto

plugins premium WordPress