Print Friendly, PDF & Email

Realizou-se de 13 a 15 de Abril de 2018, no Centro Missionário (Ponta Delgada – S. Miguel) mais um encontro nacional da Juventude Dehoniana, com o tema “Tocar o Céu”.

Aqui ficam alguns testemunhos dos participantes. Há coisas que mesmo só vividas em primeira pessoa… e estas são algumas dessas experiências pessoais…

Em nome da comissão de pastoral juvenil, o nosso obrigado à comunidade do Centro Missionário pelo seu acolhimento, ao secretariado da JD Açores que tudo preparou ao pormenor, e a todos aqueles que apoiaram direta ou indiretamente esta atividade.

Como dizem por aquelas bandas… foi ESPETACULAR!

Pe. Juan Noite

 

“Durante o XX ENCONTRO NACIONAL de jovens nos Açores, tive a oportunidade de visitar quase todas as principais igrejas e paróquias de várias cidades, tais como a igreja matriz de Ponta Delgada, a igreja matriz de Santa Cruz e a igreja do Santo Cristo, bem como a lagoa das Sete Cidades e a coleção visitável na igreja matriz de Lagoa.

Nesta experiência única, os momentos mais fortes onde senti e vivi a fé foram durante a eucaristia e durante as orações da noite, durante os nossos “momentos de tocar o céu”, onde nos era proposto refletir e pedir perdão a alguém ou dar um abraço a quem precisássemos de pedir perdão e depois enviar uma mensagem. Foi uma ideia simples e original, mas que me tocou enquanto pessoa e enquanto cristão, pois muitas vezes somos demasiado orgulhosos, não conseguimos pedir desculpa e a oração fez-nos parar para pensar que temos de mudar a nossa forma de agir.

Sinto-me infinitamente grato ao Senhor por me ter dado este grande dom de comunhão com aqueles que partilham a fé e por todos juntos termos tocado o céu da melhor maneira possível.”

Ivo, JD Lisboa

 

“Foi um excelente encontro, vivenciámos momentos espetaculares, tocámos o céu todos juntos, através dos sorrisos trocados, da alegria, dos reencontros, das amizades construídas, do contacto com a natureza na maravilhosa ilha de São Miguel.

Tocámos o céu nos encontros pessoais que tivemos com Deus, nos profundos e intensos momentos de silêncio e oração. Foram 4 dias espetaculares, desde o acolhimento, estadia, passeios e convívios, até à bênção final na extraordinária e rica Eucaristia.

Cada Encontro Nacional da JD é único, sublinhamos a importância dos valores, do crescimento a nível pessoal e espiritual – Esperamos ansiosamente pelo próximo encontro da Juventude Dehoniana. Obrigada JD”

Carla Correia Santos, JD Lisboa

 

“Quando parti para esta aventura julgava levar o indispensável para tocar o Céu, no entanto, no final do Encontro, quando voltei a minha casa e à minha vida, percebi que havia trazido na bagagem algo ainda mais indispensável para o conseguir fazer. Trouxe comigo todos os momentos e experiências vividas, todo o conhecimento que me foi transmitido, um bocadinho de cada uma das pessoas com quem me cruzei nestes dias, um bocadinho de Deus…

Foi um encontro marcado pela descoberta: de uma terra nova, com paisagens paradisíacas; de uma cultura e tradições muito próprias, diferentes das que conhecemos; e de pessoas novas, que partilharam o seu tempo, a sua alegria e a sua fé com todos os outros.

As dinâmicas apresentadas, as visitas realizadas e os momentos de trabalho ou os de puro convívio, tornaram o encontro em muito mais do que a reunião de um conjunto de jovens unidos pelo seu amor a Deus, tornaram o encontro num momento especial para cada um de nós, onde todos juntos tocámos o Céu!”

Emanuel Rocha, JD Porto

 

“Todos os anos, cada encontro nacional é uma experiência única, não só pelo convívio com pessoas de outras regiões mas também pelo encontro com Deus. Ter essa experiência em conjunto é sempre mais gratificante que tê-la sozinho porque, sempre que nos juntamos, a terra fica mais perto do céu e torna-se mais fácil tocá-lo.”

Raquel Nunes, JD Porto

 

“O Encontro Nacional da Juventude Dehoniana fica para sempre guardado no coração. É sinónimo de Alegria, Descoberta, União, Oração… Momentos inesquecíveis que não dão para explicar! Só depois de ser vividos e sentidos…”

Pedro Daniel, JD Porto

 

“Foi com grande fervilhar que a JD Açores recebeu de coração aberto no seu paraíso a JD Madeira, Porto e Lisboa para o XX Encontro Nacional da Juventude Dehoniana com o tema: “Tocar o Céu”.

Juntos, tocámos em cada instante o céu: desde a receção aos momentos de oração, passando pela maravilha das nossas paisagens, das nossas gentes e das nossas tradições, ao querido Santo Cristo, e ainda pela agitação das famosas roqueiras abrilhantando o hino e a coroação ao Espírito Santo.

Tocámos o céu com a alegria que brotou incessantemente dos sorrisos rasgados, da força das palmas, do pular energético, do brilho nas vozes, do contágio aos outros e pela grande união e amizade, que fez dos jovens, serem um só!

Ser jovem é ser tempo de alegria! E alegria, uma alegria sem medida, foi o que senti e o que trouxe para a minha vida… Afinal, tocar o céu é bem mais fácil do que esperávamos… E juntos, tocámos o céu! E, como diríamos todos, foi ESPETACULAR!”

Daniela Aguiar, JD Açores

 

 

“O que foi para mim viver o XX encontro nacional da juventude dehoniana?

Foi uma experiência completamente diferente de tudo o que já vivi, começando logo pela receção em que, apesar de ainda não termos “quebrado o gelo” uns com os outros, unimo-nos todos a cantar a Cristo num ato de convívio. A partir deste momento senti que este encontro só poderia ser espetacular.

Vivemos diversos momentos, uns de oração, outros de convívio e até mesmo momentos em que se sentiu uma disputa saudável e em que se viu que nem sempre a matemática é a melhor. Contudo há um momento que para mim foi o ponto alto de todo este fim-de-semana: a eucaristia. Foi aí que senti que eu e todos os que ali estavam presentes tocámos realmente o céu, tudo estava perfeito, os cânticos, as orações, as leituras, o clima….TUDO!

De uma maneira geral e em forma de resumo senti que este encontro foi união, alegria, proximidade com Deus e sem dúvida um momento em que em grupo toquei o céu.”

Francisco Oliveira, JD Açores

 

 

XX Encontro Nacional Da Juventude Dehoniana

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar