Verão rima com Missão

Com  a chegada do verão aparecem, também, novos ritmos, o nosso merecido tempo de descanso e de férias.

Por isso é que os mais de 40 grupos missionários da zona norte, a cargo do SAM (Serviço de Apoio às Missões) se reuniu no passado dia 29 de Julho, no Centro de Espiritualidade Betânia, para encerramento das atividades do ano. Presidida pelo Superior Provincial, P. José Agostinho Sousa, e contando com a presença do P. Adérito Barbosa, presidente da ALVD, do P. Domingos Pestana, superior do Distrito de Angola e de vários outros confrades, a eucaristia teve também o envio de 12 Voluntários pela ALVD-Porto que irão partir em missão, por um mês para Angola e Moçambique. A animação coral ficou a cargo da Juventude Dehoniana do Porto.

No conjunto dos vários movimentos e associações, este ano serão mais de mil os voluntários portugueses que irão partir para países em desenvolvimento ou em projectos sociais em Portugal. Cabo Verde vai acolher 117 voluntários, São Tomé e Príncipe recebe 76, Moçambique 67, Angola 54, Guiné-Bissau 40, Portugal 17, Brasil 14, Tanzânia 11, Timor Leste 9, Costa do Marfim 5, Grécia 5 e a Argentina acolhe 2. A República Centro Africana, a Etiópia e Zâmbia recebem um voluntário cada. São dados apresentados pela Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC – Fundação Fé e Cooperação.

Os voluntários Dehonianos portugueses são 16. Angola recebe 3 que vão para a Missão do Luau e 5 para Luena, ambos em Agosto; e em Setembro mais 6 voluntários também para o Luau. Vão ainda 2 voluntários para Moçambique no âmbito do projeto MY Mission. Trata-se de um projecto de voluntariado internacional dos Dehonianos da Europa. Envolvendo os vários países europeus, serão mais de 50 os voluntários dehonianos que este ano participam nos projectos missionário na Albânia, Angola, Camarões, Equador e Moçambique.

É por isto que se pode dizer que o dia 29 de Julho foi simultaneamente o encerramento das atividades dos grupos missionários e a inauguração de uma nova etapa na vida destes voluntários.

A Igreja é dinamismo!
E Verão rima com Missão!

P. David Mieiro

 

[FAG id=11419]

plugins premium WordPress