VI Assembleia Anual de Párocos SCJ

A Assembleia Anual dos Párocos da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ) esteve reunida em Fátima de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2005.
Participámos nesta Assembleia 36 Dehonianos, vindos das comunidades religiosas presentes nas dioceses do Algarve, Angra do Heroísmo, Aveiro, Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto e na missão de Angola.
Ajudados por D. Tomaz Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa, e por alguns confrades, reflectimos sobre “A Eucaristia e o Padre Leão Dehon” e chegámos às seguintes interpelações:

• Partindo da centralidade da Eucaristia na vida da Igreja, tomámos consciência de que a paróquia é uma comunidade eucarística, pois tem na Eucaristia a raiz e fundamento da sua edificação e o vínculo de comunhão com toda a Igreja.

• Em resposta aos apelos do Papa para este Ano da Eucaristia, fomos desafiados a promover a actualização litúrgica em cada um de nós e nas nossas comunidades religiosas e paroquiais, a celebrar a Santa Missa com fervor e alegria, a cuidar da qualidade das celebrações eucarísticas, a desenvolver a formação dos cristãos que participam na Eucaristia, a valorizar o Domingo como Dia do Senhor, da Eucaristia, da Caridade.

• Revisitámos a experiência de fé do Padre Dehon, que viveu e quis para a sua Congregação uma espiritualidade eucarística, convidando-nos a fazer da nossa vida uma missa permanente.

A Assembleia analisou e reflectiu o Plano da Pastoral Paroquial SCJ, tendo proposto algumas alterações, em vista à sua aprovação definitiva pelos órgãos competentes.
Partilhámos informação e programação das actividades paroquiais relacionadas com o Ano da Eucaristia e de algumas actividades da Província, com incidência na graça da Beatificação do Padre Leão Dehon, nosso Fundador e modelo carismático, e da Peregrinação Dehoniana a Fátima.

A participação nesta Assembleia do Padre José Jorge de Sousa Alves, na véspera da sua partida para a missão em Angola, foi uma feliz oportunidade para cada um de nós se sentir ainda mais envolvido nos projectos da Província e na missão a que o Senhor da Messe nos chama.

A partilha do carisma que nos une e da graça da Beatificação próxima do Pe. Leão Dehon, a renovada comunhão à volta da mesma mesa eucarística, a solidariedade vivida com a nova missão em Angola, são incentivo ao empenho e dinamismo apostólico que somos chamados a viver nas comunidades paroquiais que nos estão confiadas.

A próxima Assembleia realizar-se-á de 20 a 22 de Fevereiro de 2006.

Fátima, 2 de Fevereiro de 2005

| Os Participantes na Assembleia |

plugins premium WordPress