VIII Encontro Internacional de Voluntariado Dehoniano

Decorreu entre os dias 28 e 30 de Abril de 2017 o VIII Encontro Internacional de Voluntariado Dehoniano.

O Encontro teve lugar em Valência e contou com aproximadamente 40 participantes, vindos da Alemanha, Espanha, Itália, Polónia e Portugal (Luís, Milú, Cândida e P. David).

Esta iniciativa, que já vai na 8ª Edição, visa fomentar a partilha de projectos de voluntariado Dehoniano em contexto de Missão, bem assim como possibilitar aos seus participantes o acesso à participação em projectos de Missão levados a cabo por grupos de outros países.

O Evento iniciou no dia 28 com uma dinâmica de grupo, para receber os participantes e em seguida passou-se à organização dos trabalhos para os dias seguintes.

O dia 29 começou com a oração da manhã à qual se seguiu uma conferência levada a cabo pelo Pe. Valentín Pérez Flores, subordinada ao tema “O Pe. Dehon e a sua experiência missionária”. Os trabalhos foram retomados para a preparação dos projectos a realizar em 2017, sendo levadas a cabo várias sessões de grupo afectas a cada um dos destinos de Missão.

Depois de almoço seguiram-se duas conferências: o Pe. Esteban, sacerdote chinês, falou-nos da perseguição que é movida aos sacerdotes católicos pelo Governo Chinês; falou-nos dos raptos, das mortes e impressionou com a serenidade que revelou que não desistiria, apesar de ainda há pouco tempo lhe terem morto um amigo, também sacerdote. Seguiu-se-lhe o Pe. José Gregorio, sacerdote venezuelano, que nos falou das filas para comprar comida a partir das 4h da manhã, do desespero que prolifera pelas ruas e da perseguição velada de Maduro à Igreja, na pessoa dos Bispos. Apesar do contexto social, político, económico e religioso descrito por este sacerdote, é de salientar o recurso constante pelo mesmo à palavra “esperança”, conceito que esteve sempre presente e pautou o discurso optimista e motivador do Pe. José.

O dia 29 terminou com uma visita guiada à Cidade de Valência, à qual se seguiu o jantar e um momento de animado convívio.

No dia 30 de Abril os voluntários começaram o seu dia com a oração matinal, seguida de pequeno-almoço, após o qual se realizou uma conferência levada a cabo pela voluntária Gracia, que nos falou da sua experiência de 3 meses em missão no Equador. Foi um bonito momento de partilha, mas também de reflexão sobre os passos essenciais para que a experiência de Missão seja bem sucedida e continue a dar frutos após o regresso dos voluntários às suas casas.

A manhã terminou com a Missa Dominical, na Paróquia de S. Francisco Xavier, onde se procedeu ao Rito de Envio dos Voluntários que partirão em missão ao longo dos próximos meses deste ano.

O encontro foi encerrado com o almoço, após o qual cada grupo se preparou para regressar aos respectivos países.

Para além das vantagens evidentes de partilha de experiências e obtenção de informações quanto a outros projectos de Missão levados a cabo pelas outras Províncias, este evento primou pelo conteúdo das suas conferências.

Hoje em dia muito do mundo que está lá fora encontra-se separado de nós por um ecrã. Esse ecrã – seja ele do ipad, computador, televisão, telemóvel – tem muitas vantagens mas também acaba por desumanizar, distanciar e alterar a realidade de um mundo que achamos que conhecemos cada vez melhor.
O Encontro de Voluntários foi uma experiência única porque nos revelou algumas partes desse mundo, a viva voz, por quem lá está e vive.

O mundo que nos chega pelos ecrãs tem tendência a chegar cada vez mais cinzento, carregado de guerras, ameaças à democracia, fundamentalismos ou desastres naturais. Mas não há nada que nos encha tanto o coração de esperança como saber que há tantas pessoas, longe desses ecrãs, que não se conformam com essa realidade.

Luís Rodrigues

 

[FAG id=9728]

plugins premium WordPress