Print Friendly, PDF & Email

A Associação de Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD) organizou uma conferência no dia 5 de maio, subordinada ao tema “Voluntariado Internacional: Quebrando Fronteiras”. Com quase uma centena de participantes podemos dizer que foi um sucesso.

A conferência pretendia, ser um evento de divulgação de atividades, mas sobretudo de inspiração para futuras iniciativas.

Contou com a presença do Dr. Rui Marques, Presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados, que lançou um repto à sociedade madeirense a fim de que procure dar respostas mais ativas aos conterrâneos que regressam da Venezuela.

Participou também no evento o Pe. José Agostinho, Superior dos Dehonianos em Portugal, que enquadrou o voluntariado no contexto da congregação e da sociedade civil.

Outro contributo veio da Profª. Ana Isabel Portugal que deu o testemunho da sua missão a Moçambique.

A conferência terminou com a participação surpresa, estilo “flashmob” do Coro Padre Dehon, sob a Direção do Professor Adérito, interpretando a música Dry your tears Africa do filme Amistad.

Atualmente existe cerca de uma dezena de interessados que iniciaram o seu processo de formação, para, no verão de 2019, fazerem um período de voluntariado de curta duração.

Como resultado da conferência, refira-se que vários participantes manifestaram interesse em conhecer mais e melhor a ALVD.

Ricardo Teixeira, SCJ
Coordenador do Núcleo da Madeira da ALVD

 

 

Voluntariado Internacional: Quebrando Fronteiras

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar